Assessores Jurídicos da Justiça do Amapá participam de capacitação sobre Precedentes

ejapassessorjuridi (1).jpgTeve início nesta segunda-feira (29) a formação da segunda turma do curso “Capacitação de Assessores Jurídicos”, com três módulos obrigatórios de 20 horas. Desta vez, a formação iniciou pelo 3º módulo, e tem como ministrante, nesta etapa, o servidor Marcelo Marchiori, assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

ejapassessorjuridi (2).jpgO ministrante, Marcelo Marchiori explicou que a primeira etapa do curso foi destinada à sistemática de precedentes com uma aula de cunho expositivo, mas com exposição formada quase que completamente por aspectos práticos. “Hoje e amanhã vamos trabalhar muito esse ponto, eu até comentei com os alunos que é quase uma imersão na sistemática de precedentes e que meu objetivo aqui é que desde já eles modifiquem a forma de trabalhar nas primeiras e segundas instâncias, utilizando-se dessa nova ideia do Código do Processo Civil de 2015 e que é uma grande importância para os precedentes judiciais”, declarou.

 

ejapassessorjuridi (4).jpgO servidor Adrianzio Lima Góes atua como assessor jurídico no Juizado da Violência Doméstica de Santana, e pontuou a importância da temática deste módulo da capacitação. “O curso é extremamente relevante porque nos apresenta a temática dos precedentes, que é um assunto muito importante na hora da decisão caso a caso. Saber como estão tramitando os precedentes nos tribunais servirá para embasar as decisões que nós formularemos nos processos nas nossas secretarias”.

 

ejapassessorjuridi (3).jpgA servidora Leidiane Fontenele está há pouco tempo como assessora jurídica lotada na 4ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá. Ela avalia que a capacitação é importante para aperfeiçoar o trabalho cotidiano. “O ministrante traz muitas novidades, e com isso temos uma visão mais ampla da formação de assessores jurídicos. E, pela sua experiência no STJ e outros Tribunais, ele traz muitos exemplos da prática”, ressaltou.

“Dando como exemplo os casos do STJ, e casos de praxe também dos Tribunais de Justiça em primeira instância, eles se identificam desde o primeiro momento do curso. Há claro, a abordagem teórica, mas a gente foca muito a parte prática em que o aluno consiga visualizar as suas atribuições, independente de qual Vara ele esteja trabalhando, que consiga aprofundar ao máximo o seu estudo e sair daqui já preparado para mudar a postura do Judiciário”, destacou o ministrante, Marcelo Marchiori.

ejapassessorjuridi (6).jpgO secretário executivo da EJAP, Paulo Guerra, falou aos participantes que “a expectativa da Escola é que realmente nós possamos, com a contribuição de todos vocês, desenvolver todo o referencial que é necessário para que realmente estejamos instrumentalizados com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores para o melhor desempenho de uma função muito importante, como a de vocês.

- Macapá, 29 de julho de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD