Workshop promovido pelo Judiciário apresenta oportunidades para egressos e reeducandos do sistema carcerário

workshopvep (13).jpgO Workshop com o tema “Trilhando Novos Caminhos” está sendo realizado em duas etapas. A primeira aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) e a segunda fase ocorrerá no próximo dia 31 de julho, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá. O treinamento é uma oportunidade de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho para 130 reeducandos em cumprimento de pena não prisional e egressos do sistema carcerário do Amapá que já fazem parte do projeto “Liberdade e Cidadania”, fruto de parceria da Vara de Execuções Penais da Comarca da capital (VEP), por meio da Central de Penas Alternativas e Atendimento ao Reeducando (CEPAR) com a Prefeitura de Macapá.

workshopvep (15).jpgDe acordo com o juiz substituto da VEP, Diogo de Souza Sobral, “nossa intenção é qualificar essas pessoas, elevar a autoestima bem como reduzir o reingresso no sistema prisional”, explicou o magistrado.

 

workshopvep (4).jpgA psicóloga da VEP e coordenadora do Workshop, Ana Cleyde Bastos, destacou: “precisamos prepará-los para que eles não percam as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, mesmo com as dificuldades que eles enfrentam por conta do estigma de ser um egresso do sistema”, complementou.

 

workshopvep (6).jpgMauro dos Santos Vilhena, egresso do sistema prisional, é um dos participantes do workshop. “Isso tem nos ajudado muito, primeiro pela oportunidade de ter essa ajuda financeira vinda do nosso trabalho, e agora com esse curso. Então, só tenho a agradecer a Deus e depois a Justiça do Amapá e a prefeitura de Macapá pela oportunidade”, declarou o reeducando.

 

workshopvep (5).jpgOutro participante do projeto é Nivaldo Ramos, egresso do sistema prisional onde cumpriu pena durante 11 anos. Há mais de um ano desenvolve atividades no Horto Municipal da Prefeitura de Macapá. “Devemos aproveitar a chance que nos é dada porque não é fácil conseguir um emprego depois de ter passado pelo cárcere e nós estamos tendo essa oportunidade. Muito obrigado!”, externou. 

 

 workshopvep (10).jpgPara a coordenadora do projeto “Liberdade e Cidadania”, da prefeitura de Macapá, professora Alice Ramalho, “isso vem preencher uma lacuna que faltava que é a parte psicológica e pedagógica e está dentro do processo de capacitação dos reeducandos e resgate da cidadania”, explicou a coordenadora.

 

workshopvep (8).jpgO evento também contou com a participação da Promotora de Justiça da execução penal do Ministério Publico Estadual Socorro Pelaes. “Nós só vemos vantagens nesse projeto primeiro porque além de reintegrar o reeducando na sociedade com atividades laborais ainda ganhamos uma cidade limpa com essa mão de obra e eles ainda se sentem valorizados”, declarou a promotora.

 

workshopvep (1).jpgAs palestras se dividem em cinco temas: “Os prejuízos psicossociais e comportamentais causados pelo uso de drogas”; “A importância da prática esportiva como estratégia no tratamento para dependências de drogas”; “Lidando com as dificuldades de (re) inserção no contexto familiar”; “A importância da apresentação pessoal e postura profissional em todas as áreas de trabalho”; e “Dicas de como preparar currículos, se portar e o que vestir em entrevistas de emprego”.

- Macapá, 24 de julho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD