Presidente do TJAP participa de Seminário da Marinha do Brasil sobre Navegação no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas

semináriomarinhaa (1).jpgO presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Guilherme Lages Mendes, participou, na tarde desta terça-feira (23), da abertura do seminário "Aspectos Gerais da Navegação em lama Fluida e sua Aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas", na sede do Sebrae-AP, realizado pela Marinha do Brasil. Além do chefe da Justiça do Amapá, o evento contou com a presença e participação de diversas autoridades  entre elas: o governador Waldez Góes; o senador da República, Davi Alcolumbre (presidente do Senado e do Congresso Nacional);  o vice-governador Jaime Nunes; o Prefeito de Macapá Clécio Luis; o senador Randolfe Rodrigues; a procuradora-geral do Ministério Público do Amapá, Ivana Cei e o juiz Rogério Fundas, titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

semináriomarinhaa (10).jpgNo discurso de abertura, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha do Brasil, defendeu a importância fundamental da convergência institucional entre as diversas esferas do Poder para aprimorar a coleta e divulgação de informações que permitam uma navegação mais ágil e segura, elemento que pode gerar oportunidades de desenvolvimento do Amapá pela via da logística. Ele relatou que desde 2017 a Marinha do Brasil vem realizando um estudo profundo sobre a navegação segura, civil e militar, na região da Barra Norte do Rio Amazonas, contemplando não apenas a ocorrência de lama fluida e possível necessidade de aumento de calado e o regime específico de marés na região, com ajuste da tabela que determina as melhores janelas de navegação.

 

semináriomarinhaa (22).jpgO desembargador-presidente João Lages defende que o apoio interinstitucional deve integrar todo e qualquer esforço que vise o desenvolvimento social e econômico do Amapá. “A Justiça e os demais poderes constituintes do Estado de Direito – aqui representado por nossa bancada federal, pelo Ministério Público e Poder Executivo – precisam estar perto para conhecer trabalhos como este grande estudo técnico aqui apresentado. Assim, demonstramos nosso apoio e reconhecimento frente à necessidade de investir para aprimorar as condições de navegação, seja militar ou civil, em nossa faixa costeira”, registrou, acrescentando que “não apenas pela navegabilidade com segurança em si, o que já é de suma importância, mas também pelo desenvolvimento social e econômico decorrente”.

O presidente do TJAP ressalta que a Justiça e a Marinha já possuem boa cooperação institucional, registrando que “temos feito nossa parte oferecendo apoio ao comandante Fernando Cézar, nosso capitão dos portos, para a instalação da base que estão montando no Oiapoque, outro esforço que tem grande importância estratégica”.

semináriomarinhaa (24).jpgO senador Davi Alcolumbre elogiou a iniciativa do evento, ressaltando que a Marinha tem meios para evidenciar os potenciais que o Amapá possui do ponto de vista das trocas comerciais. “Precisamos colocar o Amapá no mapa da logística nacional e internacional, e a Marinha tem feito sua parte por dar prioridade e investir tempo e recursos, tanto humanos quanto financeiros, neste grande projeto, mesmo tendo como contexto a situação de crise que o país vive”, registrou.

 

semináriomarinhaa (25).jpgO governador Waldez Goes destacou que o trabalho ali apresentado e a convergência institucional sinalizada representam um grande ganho para a população amapaense. “O conhecimento mais completo de nossa área territorial e suas características e possibilidades é fundamental para melhor explorarmos, com sustentabilidade, nossos recursos naturais para promover o desenvolvimento de nosso povo e nossa economia”, defendeu.

 

semináriomarinhaa (16).jpgNo primeiro dia do Seminário, palestraram: o vice-almirante e comandante do 4º Distrito Naval, Newton de Almeida Costa Neto, que apresentou uma “Visão geral do problema da navegação envolvendo o Canal Grande do Curuá e a Barra Norte”; o capitão de Mar e Guerra e diretor do Centro de Hidrografia Marinha Sebastião Simões de Oliveira, que apresentou “Aspectos Técnicos e legais sob a ótica da Diretoria de Hidrografa e Navegação”; o vice-almirante e presidente da Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo de Moraes Rêgo Corrêa Barbosa, que apresentou “Perspectivas de navegação na Barra Norte: ganho econômico”; e o representante da Zona de Praticagem Ricardo Augusto Leite Falcão, que apresentou “Visão da Praticagem sobre a navegação na Barra Norte”.semináriomarinhaa (20).jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

- Macapá, 24 de julho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD