Informação, notícia e entretenimento: conheça os programas de rádio da Justiça do Amapá
Há cinco anos o rádio é uma das ferramentas de comunicação adotadas pelo Tribunal de Justiça do Amapá. Atualmente com cinco programas radiofônicos, todos são produzidos e apresentados pela equipe da Assessoria de Comunicação do TJAP, gravados no seu próprio estúdio de rádio, o JudiciRádio Juiz Mário Kaskélis, e transmitidos pelas Rádios Universitária (FM) e Difusora (AM). Por meio dessa tradicional fonte de comunicação, o Judiciário amapaense tem se dedicado a levar muita informação, notícias e interação ao cidadão.
O presidente do TJAP, desembargador João Lages, destaca que os programas de rádio cumprem um papel fundamental no tocante às políticas de promoção da transparência orientadas pelo Conselho Nacional de Justiça. “Os programas de rádio do Judiciário do Amapá são ferramentas que fortalecem a transparência institucional e permitem que o cidadão tenha acesso as informações do TJAP e de outros órgãos do sistema de justiça”.
Conheça os programas:
O primeiro dos cinco programas a estrear foi o “Conciliando As Diferenças”, transmitido pela Rádio Universitária 96,9 FM, todas as quartas-feiras no horário das 17 às 18 horas.
Com apresentação da equipe da ASCOM e do NUPEMEC/TJAP, em 2016, o pioneiro dos programas também inovou quando começou a transmitir e realizar conciliações em tempo real, com a devida autorização das partes. Com entrevistas e notícias, o Conciliando As Diferenças proporciona uma acessível troca de experiências e dicas sobre a solução de conflitos para que o próprio ouvinte utilize em seu dia a dia, tornando-o um multiplicador destes conhecimentos.
Em seguida, foi a vez doprograma “Nas Ondas do Judiciário: Um Rio de Informações”. Veiculado todas as sextas-feiras, das 11 às 12 horas, pela Rádio Difusora 630 AM, o programa é recheado de informações sobre os assuntos que estão em pauta no Judiciário do Amapá. Com interatividade e ainda mais próximo da população, veio inaugurar a comunicação por meio da frequência AM, permitindo que a voz da Justiça amapaense atravessasse fronteiras, chegando a lugares distantes e até outros países.
O "Justiça Em Casa”, transmitido todas as quintas-feiras, das 15 às 16 horas, é outro programa que está na grade da programação da Rádio Universitária. Utilizando-se de uma linguagem simples e de fácil compreensão, tem a missão de se comunicar com os ouvintes para mantê-los atualizados com notícias sobre os serviços de instituições como a Justiça Estadual, a do Trabalho, a Federal e a Eleitoral, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB.
Em 2016, a Justiça amapaense lançou mais dois programas, o “Justiça Por Elas”, veiculado todas as terças-feiras, das 15 às 16 horas na Rádio Universitária; e o “Justiça Contando Histórias: a hora da leitura nas ondas do seu rádio”, que vai ao ar no último sábado do mês na Rádio Difusora, das 17 às 18 horas.
O Justiça Por Elas é um programa especialmente destinado às mulheres e por isso traz debates sobre a consolidação de seus direitos e o enfrentamento dos crimes no âmbito doméstico. O programa foi cuidadosamente planejado para que o público tenha conhecimento das ações realizadas pela Justiça Estadual no combate à violência sofrida pelas mulheres, reforçando o trabalho desenvolvido por órgãos e instituições do estado neste sentido. O espaço no rádio é mais uma ferramenta para que as mulheres que se sentem agredidas e violentadas possam ser ouvidas e busquem seus direitos, mas também é um espaço para contar emocionantes histórias de vida e superação.
Trazendo um tom de leveza, o programa Justiça Contando Histórias propaga ao público do Judiciário histórias de artistas, grupos, projetos e ideias que enriquecem o mundo com beleza e arte. Hoje sob a apresentação do jornalista Maurício Gasparini, o programa tem a participação voluntária de Ângela de Carvalho, a “Angelita”, que é uma primorosa contadora de histórias infantis.
Além dos cinco programas de rádio, desde junho de 2019 o Judiciário amapaense também conta com um programa realizado exclusivamente na Fanpage do TJAP, o “Justiça no Ar”. Com transmissão ao vivo, foi criado para oferecer ainda mais transparência, instantaneidade e interatividade ao público. O programa, transmitido pelo Facebook do Tribunal de Justiça do Amapá, todas as segundas-feiras, às 10 horas, apresenta em tempo real as entrevistas realizadas no Estúdio do Judiciário e prestigia a mídia social na qual a Justiça do Amapá conta com mais de 11 mil seguidores.
- Macapá, 24 de Setembro de 2019 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 24 Setembro 2019 07:18