Inspeção Judicial: Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário vistoria IAPEN

iapenrommel1 (1).jpgO desembargador Rommel Araújo, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e o juiz substituto Marck William Madureira, que está respondendo pela Vara de Execuções Penais (VEP), realizaram inspeção no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), na manhã desta sexta-feira (12). A ação também contou com a presença da promotora do Ministério Público Estadual, Socorro Pelaes; da defensora pública, Michelline Oliveira; do representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e consultor estadual em audiências de custódia, João Vitor Abreu; e do secretário da GMF, Marcelo Miranda.

iapenrommel1 (8).jpgA comitiva inspecionou as dependências do presídio começando pelo pavilhão de cumprimento de pena em regime fechado, chamado de "Cela dos Idosos", seguido pelos pavilhões de regime provisório e as celas dos presos em período de triagem.  O grupo coletou informações sobre situação de superlotação, progressões, problemas elétricos, água contaminada e fossas aberta, além da falta de medicamentos e insumos.

iapenrommel1 (22).jpgEsta foi a segunda inspeção realizada pelo grupo no ano de 2019. Como supervisor do GMF foi a primeira inspeção conduzida pelo desembargador Rommel Araújo. “Hoje temos vários órgãos reunidos pensando nas melhorias do sistema carcerário. Juntos procuramos soluções que estão ao nosso alcance, seja em relação a decisões, pedido ou fiscalização. Muitas vezes esbarramos em assuntos que fogem da nossa competência, mas nada que impeça o Tribunal de Justiça do Amapá de fazer gestão junto à Secretária de Segurança Pública e Justiça, por exemplo”.

iapenrommel1 (35).jpgO desembargador Rommel também falou aos internos sobre a cooperação entre eles para o bom funcionamento do IAPEN.  “Friso a importância da colaboração de cada um que aqui encontra-se privado de sua liberdade, pois verificamos que muitas coisas estão danificadas em virtude da falta de cuidados dos próprios reeducandos”, finalizou o desembargador.

Com o término da inspeção, será feito um relatório pela Vara de Execuções Penais que será encaminhado à diretoria do IAPEN e aos órgãos que integram o sistema carcerário para as medidas necessárias.

- Macapá, 12 de julho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD