08 de julho: Dia Nacional da Ciência - Justiça do Amapá investe na pesquisa científica por meio de recursos de penas pecuniárias

diaciencia (1).jpgNo Dia Nacional da Ciência, comemorado em 08 de julho, é sempre válido registrar a importância que o repasse de verbas de penas pecuniárias (em dinheiro), realizado pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da Comarca de Macapá, tem na vida de jovens cientistas que sonham levar o nome do Amapá para os quatro cantos do mundo através da ciência.

diaciencia (5).jpgA Vepma, que tem como titular o juiz Rogério Bueno Funfas, administra estes recursos destinando-os a instituições e projetos sociais diversos. Nesta data em especial, vamos ressaltar a parceria com o Centro de Altas Habilidades do Amapá, que identifica alunos com altas habilidades e superdotação, com o apoio do Instituto Leva Ciência, que fomenta viagens e trabalho de estímulo intelectual a estudantes que têm potencial destacado.

diaciencia (2).jpgA servidora da VEPMA, Antonice Melo, explica sobre os recursos destinados e os objetivos com as parcerias. “Nós temos hoje o dinheiro das penas pecuniárias que são destinadas para ações em diversas áreas para que diversos públicos possam ser beneficiados. Os valores são bem expressivos e, nesse caso, todo investimento é feito para que os nossos jovens cientistas possam levar o produto de pesquisa deles para o resto do planeta e tragam conhecimento e reconhecimento para nosso Estado”, esclareceu.

A VEPMA cadastra e avalia os projetos interessados, mas também fiscaliza as prestações de contas e seu efetivo emprego, inclusive confirmando a posse e uso de equipamentos eventualmente adquiridos com tais recursos.

diaciencia (4).jpgUma das cientistas beneficiadas com os investimentos da VEPMA é a jovem Aira Beatriz, que já possui 15 prêmios entre nacionais e internacionais.  Sua professora, Danielle Pereira de Brito, fala sobre a missão do Instituto e da importância dos investimentos feitos pela Vara. “O Instituto Nacional Leva Ciência tem o principal objetivo de alcançar crianças e jovens em vulnerabilidade social para inseri-los no mundo da iniciativa científica. E a VEPMA, por meio do juiz Rogério Funfas, acredita e investe em jovens cientistas que estão ganhando o Brasil e o mundo com suas pesquisas”, declarou.

diaciencia (6).jpgA professora de Aira também fala emocionada sobre as conquistas alcançadas pelo investimento na pesquisa científica. “Com o apoio da VEPMA, a Aira já competiu no México, Chile, Sérvia, em todos os eventos científicos com o seu projeto denominado Biovaso: reaproveitamento de caroços de açaí para a produção de embalagens biodegradáveis. Com esse projeto, em fevereiro deste ano ela foi a primeira cientista amapaense a representar o Estado na ONU”, comemorou, acrescentando que “a Vepma é uma vara com atuação visionária, uma luz no fim do túnel neste momento de cortes que sofremos”.

diaciencia (7).jpgEm fevereiro deste ano, o juiz Rogério Funfas recebeu a comitiva do Instituto Leva Ciência, que teve como visitantes o engenheiro e palestrante oficial da Agência Aeroespacial Americana (NASA), Gabe Gabrielle.

“É tarefa muito nobre a de inspirar e incentivar crianças e adolescentes na busca de superar limites e explorar potenciais, não só na ciência, mas também no esporte, na música e nos demais ramos do conhecimento”, pontuou o juiz.

- Macapá, 08 de julho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD