Projeto “Som que Liberta” é apresentado no Cesein em ação do Juizado da Infância

ceseinsomliberta (12).JPG

O Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) recebeu uma apresentação musical do projeto “O Som que Liberta” na manhã desta sexta-feira (28). O projeto do Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá tem a finalidade de orientar, proteger e diminuir a reiteração de atos infracionais, além de promover a melhoria do convívio comunitário por meio de práticas sociopedagógicas.

ceseinsomliberta (1).JPGPresente na apresentação, o juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular do Juizado, disse que é muito satisfatório promover o desenvolvimento dos socioeducandos por meio das aulas de música. O magistrado destacou que o projeto não visa só à instrução deles enquanto aprendizes de música clássica, mas também na melhoria enquanto seres humanos.

“Eu sempre deixo um conselho a eles: se você tem vontade de mudar, chegue até um profissional daqui e diga isso. Queremos que venha de vocês esta força interna e esse desejo de crescer como bons cidadãos e donos de uma vida digna”, relatou o magistrado. O “Som que Liberta” é desenvolvido na EscolaEstadual ProfessoraElcyRodriguesLacerda, que funciona dentro do Cesein.

ceseinsomliberta (6).JPGA diretora-adjunta da instituição, Carmen Lúcia Costa, ressaltou que são observados ótimos resultados da interação dos adolescentes com os instrumentos musicais. “Hoje contamos com seis socioeducandos e gostaria de agradecê-los por nos deixarem contribuir para que fique plantada uma semente da bondade e da vontade de sair daqui transformados”, discursou aos jovens.

O professor Delson Nascimento, um dos responsáveis por ministrar as aulas, acredita que a música deixa uma mensagem muito importante na vida dos adolescentes. “Muitos desses jovens nunca tiveram contato com instrumentos musicais e agora eles passaram a ter dimensão dos benefícios adquiridos. Nossas aulas são tão positivas que os próprios socieducandos procuram por esta interação. Procuro sempre ensinar que Deus os ama muito e que nunca percam a fé no poder da transformação de vida”, disse.

Emocionado, o socioeducador da Fundação da Criança e do Adolescente (FCRIA) e coordenador dos projetos do Cesein, Lono Freitas, enfatizou a importância da resposta positiva do Judiciário em relação às atividades do Projeto. “O juiz Esclepíades é uma pessoa muito acessível, com muitas ideias e que abraçou esse nosso sonho antigo, pois a unidade do CESEIN sempre acreditou no poder da música. Agradecemos os recursos oriundos da VEPMA, com os quais adquirimos o material necessário às aulas práticas. Precisamos fortalecer cada vez mais essas parcerias”, concluiu.

ceseinsomliberta (8).JPGO Professor de Física da Escola, Bernardino Maia, finalizou a manhã de apresentação com uma exposição de robótica, também um dos projetos desenvolvidos com os jovens socioeducandos.

 

- Macapá, 28 de junho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD