TJAP e Justiça Federal discutem ampliar cooperação para interiorização da prestação jurisdicional

termojftjap 1O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Guilherme Lages, reuniu-se com o diretor do Fórum da Justiça Federal no Amapá, juiz Hilton Pires, e com o titular da 2ª Vara de Competência Geral da Comarca de Laranjal do Jari, juiz Julle Anderson de Souza Mota, na manhã desta sexta-feira (14). O objetivo do encontro foi debater a cooperação entre as instituições com foco no compartilhamento de recursos em geral, como espaços físicos e tecnologia. Foi tratada ainda a possibilidade de ampliar a interiorização da Justiça Federal, em especial nas comarcas de Laranjal do Jari e Oiapoque.

termojftjap 7De acordo com o presidente do TJAP os representantes do poder público em geral, mas especialmente os da Justiça em suas diversas esferas, têm a obrigação de se aproximar. “Principalmente quando podemos, juntos, poupar recurso público, algo cada vez mais escasso, e ampliar e aprimorar o serviço que prestamos”, defendeu o magistrado, acrescentando que “se não houver ajuda mútua, as soluções não acontecem de forma eficaz”.

De acordo com o juiz Hilton Pires, a Justiça Federal no Amapá tem procurado apoio para implementar alternativas que possibilitem uma melhor interiorização com redução de custos. “Especificamente nas comarcas de Laranjal do Jari e Oiapoque pretendemos manter uma estrutura mínima, garantindo acesso à população que reside nesses municípios, mas trazendo a maior parte das secretarias para Macapá, semelhante ao que o TJAP fez criando a Secretaria Única de Entrância Inicial”, registrou. “Assim mantemos um posto avançado em cada local onde a demanda seja maior, operando semelhante aos postos avançados da Justiça Estadual”, complementou.

Da parte da comarca de Laranjal do Jari, o juiz Julle Anderson registrou que há espaço no Fórum local. “Poderíamos, sem problemas, receber a Justiça Federal no 3º Andar do nosso Fórum, que tem espaços ainda disponíveis”, declarou. De acordo com o presidente João Lages as tratativas de um termo de cooperação seguirão, incluindo no diálogo os diretores de outros fóruns e ampliando a capilaridade do atendimento jurisdicional federal por meio de estruturas e espaços compartilhados.

 

- Macapá, 14 de junho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD