Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJAP discute a criação de ferramenta para otimizar informações de processos

nuegepreuniao (1).jpgPara promover maior agilidade do Poder Judiciário no julgamento de processos, o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP), da Vice-Presidência do TJAP, realizou a segunda reunião para discutir o desenvolvimento de uma ferramenta para complementar o sistema Tucujuris, como forma de obter informações, com agilidade, sobre os processos de forma mais organizada e completa. A reunião ocorreu na sexta-feira (07).

nuegepreuniao (15).jpgA servidora Maria Maia Cruz, da Vice-Presidência, explicou que “hoje há diversos processos suspensos, mas não há informações completas sobre o porquê da suspensão ou com qual questão federal estão vinculados. A ideia é a criação de uma aba (link), na plataforma Tucujuris, com todos os temas que já foram decididos e, com essa ferramenta as próprias varas poderão alimentar o sistema com informações para que se possa acessar os processos”.

A servidora também destacou a possibilidade de formulação de um relatório numérico. “Com as informações de quantos processos estão suspensos e o porquê, é só encaminhar para o CNJ a informação organizada quanto for solicitada”, complementou.

nuegepreuniao (4).jpgGenner Moreira, também servidor da Vice-Presidência, falou da importância de identificar a tramitação de processos semelhantes. “No Amapá, em 2018, 101 mil processos tramitaram na Justiça Estadual, quase um processo para cada oito pessoas. Porém, identificamos que vários desses processos têm o mesmo fundamento, então podem ser julgados com decisões anteriores como base. O NUGEP identifica, classifica e categoriza processos com assuntos semelhantes, utilizando o conhecimento que já foi gerado para ajudar o juiz a decidir de uma forma mais ágil”, acrescentou.

Outra medida discutida foi a interligação entre o sistema Tucujuris e o sistema do NUGEP. “Por meio de uma aba, o juiz pode suspender um processo, pois ela já vai identificar se é semelhante a outro que tramita no próprio Tribunal”, pontuou o servidor.

nuegepreuniao (7).jpgA secretária do NUGEP, Patrícia Bezerra, destaca a importância da ferramenta para o cidadão que tem processo na Justiça. “Quando desenvolvemos ferramentas para otimizar as informações dos processos, oferecemos uma segurança jurídica para o jurisdicionado e evitamos decisões conflitantes, promovendo a otimização da prestação jurisdicional”.

Participaram da reunião a chefe de gabinete da Vice-Presidência, Maria de Nazaré Guedes Coelho; os servidores da Vice-Presidência Genner de Lima Moreira e Maria Maia Cruz; a secretária do NUGEP, Patrícia Bezerra; o secretário da Corregedoria José Itamaraci Mendes da Rocha; o diretor da Secção Única Jorge de Almeida Cruz e o diretor do Departamento de Sistemas Luiz Henrique Paranhos.

- Macapá, 11 de junho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD