Programa Mediação Escolar do TJAP capacita 3ª Turma no Curso Aluno Conciliador

alunosmediacaoescolar (1).jpgA Escola Estadual Coelho Neto, localizada na Av. Clodóvio Coelho nº 124 (Novo Buritizal), recebe a terceira edição do curso Aluno Conciliador durante toda esta semana (10 a 14 de junho). O curso, ministrado por professoras da própria escola, já capacitadas anteriormente pelo Programa de Mediação Escolar e Social do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), conta com contribuição da supervisora do programa, Euzinete Bentes.

alunosmediacaoescolar (3).jpgSegundo a professora Cândida Magave Lobato, mediadora do Núcleo de Práticas Restaurativas da Escola Estadual Coelho Neto, o Programa de Mediação Escolar e Social do TJAP tem produzido grande êxito junto ao corpo discente da instituição. “Desde 2017 ofertamos este curso de mediadores de conflitos aos nossos estudantes, proporcionando que tenham um primeiro contato com as práticas restaurativas, que repercutem nas suas relações não só na escola, com colegas e professores, mas também fora dela”, relatou.

Entusiasta do programa desde seu início naquela unidade escolar, Cândida revela que o número de estudantes por turma tem aumentado anualmente, com 30 no piloto do programa, 35 em 2018 e 40 atualmente. “É possível ver uma mudança muito positiva em todos os participantes, tanto de melhoria das relações no ambiente escolar como de interesse maior no estudo”, garantiu.

alunosmediacaoescolar (4).jpgSegundo Euzinete Bentes, o curso Aluno Conciliador leva ao estudante o conhecimento de técnicas consensuais de solução de conflitos, “dando-lhe as ferramentas para compreender e ajudar a resolver não só os conflitos das pessoas próximas, mas também reconhecer seus próprios conflitos e compreender sua parcela de contribuição, tanto para a criação quanto para sua solução”.

Revelando que inicialmente eram escolhidos estudantes que demonstravam precisar de atenção especial, com seleção feita pela própria escola, a servidora do TJAP explicou que a abordagem precisou mudar por demanda dos próprios estudantes.

“Os alunos com rendimento melhor ou que exerciam liderança como representantes de sala demandaram ter chance de participar, pois a eles pareceu que os que rendiam menos ou tinham problemas comportamentais estavam sendo recompensados com o curso”, relatou Euzinete, acrescentando que “atualmente fazem parte estudantes com todos os perfis”.

O sucesso é tão grande que alunos das primeiras duas turmas passaram a recepcionar pais nas reuniões periódicas com professores e direção. “Eles estão até realizando círculos restaurativos de diálogo dentro das salas de aula e levando ao Núcleo de Mediação os problemas de outros alunos, para que se faça o atendimento pontual quando necessário”, relatou Euzinete.

Segundo a servidora, o curso atual conta com quatro alunas das primeiras turmas auxiliando as professoras/mediadoras na aplicação desta terceira edição, sempre preocupadas em ajudar os colegas e incentivar sua participação, relatando experiências.

Além do curso na Escola Estadual Coelho Neto, Euzinete Bentes revela que há programação para duas escolas que receberão o curso Aluno Conciliador: Escola Sebastiana Lenir (talvez ainda em junho); e Escola Antônio Cordeiro Pontes (provavelmente em agosto). “Pretendemos expandir ainda mais para outras escolas, inclusive com apoio das escolas que já passaram por esta capacitação”, concluiu Euzinete.


- Macapá, 11 de junho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD