Servidoras do TJAP contribuem com a Disciplina Mediação de Conflitos na Especialização em Docência para Educação Penitenciária da UNIFAP

NUPEMECDISCIPLINA 1As servidoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP), Sônia Ribeiro e Nilce Ferreira, participaram do encerramento da disciplina Mediação de Conflitos, que integra a grade do curso de especialização em Docência para Educação penitenciária, oferecido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A conclusão da disciplina ocorreu na última terça-feira (04) e foi ministrada pela professora Selma Gomes da Silva e pelo professor Bruno Rodrigues.

NUPEMECDISCIPLINA 2De acordo com Sônia Ribeiro, o papel do Nupemec/TJAP na ocasião foi “tratar da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos e da implantação dos serviços das centrais de conciliação”. As servidoras também abordaram a diferenciação entre os métodos de resolução de conflitos e relataram experiências em outras práticas restaurativas, como círculos de diálogo e a Constelação Familiar.

A disciplina em questão é dividida nas seguintes unidades: Compreensão geral sobre a noção de conflitos, tipologias, fatores, efeitos e administração visando promoção da paz; Mediação e outros métodos de resolução de conflitos; além de Procedimentos para resolução de conflitos na educação penitenciária a partir de estudos de casos. O convite ao Nupemec/TJAP partiu dos professores ministrantes.

A professora Selma Gomes da Silva agradeceu às servidoras do TJAP “por sua contribuição na disciplina, quando fizeram brilhante exposição dos diversos programas e projetos da Justiça do Amapá”. Acrescentou  “agradecimento especial à desembargadora Sueli Pini, que cedeu estas profissionais”.

A professora ressaltou que a contribuição de Sônia e Nilce foi ainda maior por ministrarem uma oficina que demonstra a aplicação das técnicas de mediação e conciliação. “Em um curso a distância isso oferece uma concretude à disciplina, ampliando a compreensão dos estudantes sobre os conceitos, emoções e diferentes tipos de conflitos que passam por estas práticas”, complementou.

 

- Macapá, 07 de junho de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD