Fórum de Macapá dá exemplo de consciência ambiental com adoção de canecas e copos de uso contínuo para evitar descartáveis

canecas (7).jpgMagistrados, servidores e estagiários do Fórum Desembargador Leal de Mira (sede da Comarca de Macapá) têm mostrado empenho no cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde. A grande maioria aderiu ao uso de copos, canecas e garrafas de uso prolongado para evitar o consumo excessivo de copos descartáveis. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

canecas (2).jpgA medida, além de poupar estrutura de drenagem pluvial, aterros sanitários, rios e oceanos de um resíduo que pode levar de 250 a 400 anos para se decompor, evita o consumo indesejado de estireno, componente desprendido quando o copo é aquecido (segundo algumas pesquisas, substância cancerígena).

A assessora jurídica Ana Carolina Pacheco da Costa, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, considera importantes as iniciativas sustentáveis da Justiça, dando exemplo à sociedade em geral e a outras instituições públicas. “Aqui na secretaria da 4ª Vara já aderimos às canecas e copos próprios, evitando descartáveis há algum tempo. Como estamos no trabalho mais de 200 dias por ano, o que pudermos fazer para diminuir o impacto de nossa rotina no meio ambiente devemos fazer”, considerou. “Acho, inclusive, que além dos copos descartáveis poderíamos evitar as garrafas PET, pois uma prioridade aos garrafões de 20 litros seria mais econômica”, complementou.

canecas (4).jpgO chefe de secretaria da Vara de Execuções Penais da comarca da Macapá, Antônio Carlos Sousa Brasil, relata que há anos a equipe da unidade adota este comportamento sustentável. “Aqui fizemos uma coleta para adquirir esses copos personalizados e usamos quase somente eles”, afirmou, “exceto pelo público atendido, praticamente não precisamos de copos descartáveis”, complementou.

 

canecas (25).jpgA titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, juíza Alaíde de Paula, relata que ela e sua equipe descobriram juntas que, além do resíduo ser poluente, o uso de descartáveis, principalmente copos plásticos para bebidas quentes como chá e café, é fator de risco para a saúde. “Em razão desse risco de desenvolver problemas de saúde, entre eles o câncer, resolvemos todos juntos tomar o cuidado de utilizar principalmente xícaras, canecas, copos e garrafas de uso contínuo, feitos de louça, vidro e outros materiais”, complementou.

 

Figura2.jpgO juiz Matias Pires, titular da 5ª Vara Criminal de Macapá, elogiou a equipe que já havia despertado sozinha para a questão. “Nossa clientela e servidores não precisam de incentivo dos magistrados, pois já estão despertos e ativos em uma forte consciência quanto ao uso reduzido de descartáveis e a preocupação com o meio ambiente”, complementou.

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) já fez várias campanhas incentivando a adoção de canecas: uma delas em 2013, quando a instituição chegou a adquirir e distribuir canecas, além de várias edições pontuais da campanha Adote uma Caneca, incentivando a atitude por meio de mídias sociais.

Faça sua parte: adote uma caneca!

- Macapá, 05 de junho de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD