O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Diretores e Assessores do TJAP recebem orientações sobre segurança da informação

alt

Um encontro realizado no Tribunal de Justiça do Amapá reuniu a diretoria e técnicos do departamento de informática, diretores e assessores dos demais departamentos e assessorias do Judiciário estadual. O encontro teve como foco principal apresentar a equipe de segurança da informação responsável em elaborar e implementar com os demais departamentos, o projeto sobre a segurança da informação institucional. (VISUALIZAR FOTOS)

altOs serventuários Francisco Boa Barbosa Junior, gerente de segurança e tecnologia da informação do Tribunal de Justiça e Leandro Bezerra explanaram sobre o tema. Na reunião, os servidores ressaltaram a importância de socializar com os demais diretores os aspectos principais desse projeto de segurança da informação institucional e a importância da participação efetiva desses gerentes departamentais, na composição de um comitê gestor de segurança. A ideia, segundo Francisco Boa, é que cada integrante do comitê possa fomentar, em seus departamentos, a segurança e o manuseio seguro, correto, protegido e acautelado das informações.

altUm dos pontos esclarecidos foi quanto à elaboração do plano de gestão de riscos, que consiste em identificar/mapear as vulnerabilidades de cada processo ou procedimento e, a partir daí, balizar o processo de proteção no âmbito da tecnologia da informação. Outro ponto destacado abrangeu o usuário, por ser este um dos elos essenciais no processo. Foi explicado ainda, o seu papel de criar e interagir com a informação, e nesse universo ter a consciência dos perigos que são acometidas e quais consequências podem ser geradas a partir de um incidente de segurança. Francisco Boa garantiu que o usuário, para que possa entender a abrangência dos dados que manipula precisa de “capacitação e treinamento para absorção da ideia do projeto”.

altOs palestrantes disseram, ainda, da preocupação do Tribunal de Justiça do Amapá de criar uma equipe focada em segurança da informação com o propósito de tratar esse aspecto de forma mais ampla, vendo a segurança da informação como um todo, a partir das nuances de cada departamento. Para Francisco Boa, “este é o primeiro passo, mas o Tribunal começa a caminhar para um sistema seguro”. O ponto em destaque na reunião foi o envolvimento dos diretores presentes. Leandro Bezerra, afirmou que a questão da segurança está envolvida muito mais com o gerenciamento e que, “o apoio e o envolvimento dos envolvidos é primordial à satisfação dos resultados”.

altO serventuário Augusto César Alberto Neri, assessor de planejamento e organização do Tribunal amapaense parabenizou a iniciativa dos técnicos da área de tecnologia da informação, no sentido de expor aos diretores das demais áreas, a necessidade do projeto. “Creio que o encontro deve levar a cada um de nós a fazer profunda reflexão e a contribuir sem medidas para o êxito da pretensão”, afirmou.

Macapá, 09 de Julho de 2013

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD