Ouvidoria do TJAP marca presença no I Seminário do Núcleo de Ouvidoria e Atendimento NOA-SEED

SEMINÁRIO OUVIDORIA (9).jpegA ouvidoria do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participou do I Seminário do Núcleo de Ouvidoria e Atendimento NOA-SEED: O Exercício da Democracia Participativa, que aconteceu na manhã de quinta-feira (30), no Museu Sacaca. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Núcleo de Ouvidoria e Atendimento.

 O objetivo do Seminário foi divulgar o importante canal de comunicação que são as ouvidorias, além de fomentar o debate da participação social na Administração Pública, bem como apresentar os Projetos Ouvidores no Meio do Mundo e Cuidando do Usuário-Cidadão, que serão desenvolvidos junto as escolas da rede pública estadual este ano.

SEMINÁRIO OUVIDORIA (15).jpegConvidado para compor a mesa de abertura, o ouvidor interno do TJAP, Ladilson Moita, abordou aspecto histórico e legal das ouvidorias e destacou a democracia participativa gerada pelo serviço. “Fizemos uma abordagem história da criação das ouvidorias, mas enfatizando o modelo atual criado em 1909. Destacamos também que a criação das ouvidorias incentivou o exercício da democracia participativa, quando o cidadão pode, junto aos órgãos públicos, sugerir, criticar, propor ou tecer elogios. Isto auxilia a administração pública a se conduzir com mais eficiência, além de abordar a atuação da ouvidoria interna e externa do Tribunal”.

 

SEMINÁRIO OUVIDORIA (14).jpegRisolete Araújo, assistente jurídica do Núcleo de Ouvidoria e Atendimento - NOA/SEED, explicou sobre o objetivo do evento e sobre os dois projetos que atenderão alunos e servidores da educação. “O Seminário objetivou discutir a participação da sociedade na administração pública, demonstrando a importância das ouvidorias para que esta participação seja eficaz. Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Ouvidores no Meio do Mundo’ que visa formar alunos-ouvidores para atuarem na mediação de conflitos nas escolas. Foram selecionadas unidades escolares com índices elevados de violência para receberem o projeto na segunda quinzena de junho”, explicou.

 

SEMINÁRIO OUVIDORIA (6).jpegA assistente jurídica relatou ainda que “o projeto ‘Cuidando do Usuário-cidadão’, busca reduzir os índices de conflitos entre servidores, porque a ouvidoria da educação recebe um índice alto de reclamações de conflitos entre servidor e chefe, denuncias de assédio moral, assédio sexual, transferência de servidor de forma arbitrária, entre outros”.

Participaram da mesa de abertura o ouvidor da SEED, Jetro Nunes Alves, o ouvidor interno do TJAP, Ladilson Costa Moita, a ouvidora da OAB, Jakeline Morato, a representante SEED, Terezinha Monteiro e a assistente jurídica Risolete Araújo, da Ouvidoria SEED.

- Macapá, 31 de maio de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD