Juiz João Matos integrará equipe do CNJ em missão do Programa Justiça Presente no TJ de Sergipe

joãomatosCNJ (4).JPGO juiz titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, João Matos Júnior, integrará a equipe do Conselho Nacional de Justiça em missão do “Programa Justiça: Presente” no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, entre os dias 02 a 07 de junho. O programa é fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) e tem como objetivo neutralizar as causas da crise prisional brasileira, conhecendo as necessidades locais e políticas penais em andamento, discutindo serviços customizados e articulando ações não apenas com o Judiciário local, mas também com atores do Executivo, do sistema de Justiça e da sociedade civil.

joãomatosCNJ (3).jpgDe acordo com o juiz João Matos Júnior, a convocação para integrar a missão do CNJ/PNUD evidencia o reconhecimento ao esforço empenhado pelo Tribunal de Justiça do Amapá e pela magistratura amapaense em implantar o programa. “Recebemos com muita alegria este convite para compor esta importante missão do CNJ, pois ele traduz o reconhecimento do engajamento do TJAP, de toda a magistratura amapaense em manter a Justiça amapaense sempre em alto nível de excelência e sempre contribuindo com Poder Judiciário nacional”.

O Projeto “Justiça: Presente” é composto por quatro eixos: Combate ao super encarceramento; cidadania; sistema socioeducativo e estruturação e integração dos sistemas de informação (SEEU – Sistema Eletrônico de Execução Unificado) em nível Nacional. “O Programa Justiça Presente é o projeto mais importante que tem sido desenvolvido na atual gestão do CNJ”, salientou o magistrado.

joãomatosCNJ (05).jpgO Amapá foi um dos primeiros estados a entregar em sua totalidade o cadastramento de todos os réus presos e a implantação do sistema, quando o processo começa a receber as movimentações e decisões judiciais. “Fomos um dos pioneiros neste sentido, estamos agora trabalhando para finalizar o cadastro também das pessoas que se encontram em regime aberto em todo o Estado do Amapá. Esta disposição do TJAP em implantar o sistema fez com que o CNJ usasse alguns pontos do modelo utilizado por nós como parâmetros de implantação para os demais tribunais”.

 

joãomatosCNJ (6).jpgSobre a missão no Tribunal sergipano, o magistrado ressalta que esta será a primeira fase do projeto, onde haverá o reconhecimento da realidade do sistema de Execução Penal daquele Estado. “Nesta semana nós iremos acompanhar a estratégia de implantação do SEEU no TJSE, um dos Tribunais mais eficientes do Brasil, sendo inclusive laureado duas vezes com o selo diamante”, concluiu.

SOBRE O PROGRAMA

O “Justiça: Presente” tem como objetivo colocar o Poder Judiciário como protagonista no enfrentamento da crise do sistema penal. O programa resultou de acordo de cooperação técnica firmado em novembro do ano passado entre o CNJ e o PNUD com recursos repassados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre as principais apostas do programa estão a atuação simultânea em todos os gargalos da Execução Penal, a customização das atividades de acordo com as necessidades e capacidades de cada unidade da federação, e o fortalecimento dos atores locais para garantir a eficácia e sustentabilidade das iniciativas.

- Macapá, 31 de maio de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD