683ª Sessão Ordinária do Pleno Judicial do TJAP assegura direito de concursado da PM em face da idade limite exigida no edital

683sessaoordinaria (1).jpgNa manhã desta quarta-feira (22) o Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sua 683ª Sessão Ordinária, analisou 32 processos em pauta. Dentre os autos julgados destacamos o Mandado de Segurança nº 0000932-66.2019.8.03.0000, impetrado por Jhonatan Amorim de Almeida e Almeida, por intermédio da advogada Sthephanie Maneira Ramos, contra a Secretaria de Estado da Administração, com intuito de assegurar sua nomeação como Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes da Policia Militar do Estado do Amapá, cargo para o qual foi aprovado no último concurso público realizado pela corporação.

683sessaoordinaria (4).jpgNos autos, o impetrante informa que foi aprovado para o cargo e sustenta que foi considerado apto, mas alega temer sua eliminação por ter completado 31 anos em 22 de outubro de 2018, “pois o edital e a Lei Complementar regente da carreira não deixam claro, em qual momento se deve comprovar a idade limite, se é na inscrição do certame ou no curso de formação”.

Questão recorrente no Pleno, o Mandado de Segurança ora julgado está relacionado ao último concurso público da Polícia Militar e trata sobre a idade máxima para o ingresso. O desembargador Rommel Araújo, relator da matéria, votou pela concessão da segurança considerando que “o momento para aferição da idade do candidato é a data da inscrição no certame”, portanto, assegurando a ele o direito de prosseguir no curso de formação e, caso aprovado, até sua nomeação. Sem divergências, o MS foi concedido por unanimidade.

683sessaoordinaria (6).jpg

A 683ª Sessão Ordinária do Pleno do TJAP foi presidida pela desembargadora Sueli Pini e contou com a presença dos desembargadores Gilberto Pinheiro; Carmo Antônio de Souza; Carlos Tork; Rommel Araújo e Eduardo Contreras (corregedor). A procuradora geral do Ministério Público do Estado, promotora Ivana Lúcia Franco Cei, representou o órgão ministerial.

 

 

 

 

- Macapá, 22 de maio de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD