Juiz Esclepíades Neto dialoga com Secretária Nacional de Juventude sobre criação da Rede de Cooperação em prol das Medidas Socioeducativas

secretrarianacional (1).jpgO Juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, recebeu a visita da Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Jayana Nicaretta da Silva, na manhã desta terça-feira (21), que cumpre agenda em Macapá a convite do Governo do Estado. Também esteve presente o Secretário Estadual da Juventude, Pedro Lourenço Neto. Na oportunidade, o magistrado apresentou a proposta de criação da Rede de Cooperação em prol das Medidas Socioeducativas para Infância e Juventude.

secretrarianacional (5).jpgO magistrado explicou que “utilizou o respaldo da Lei nº 12.594/12, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, onde existem vários dispositivos que estabelecem a necessidade de uma governança colaborativa nesta área, envolvendo as instâncias de poder federais, estaduais e municipais”.

A ideia do juiz Esclepíades é “construir esta governança colaborativa a partir dos parceiros que irão ajudar nas orientações das estratégias a serem desenvolvidas, modos de financiamento e de parcerias, espaços destinados ao trabalho ou ações sociais”. Trazer a secretária ao Juizado foi uma iniciativa “para construir essas pontes com o Governo Federal, que depois irão evoluir para políticas públicas em prol do meio socioeducativo”.

A secretária explicou que está visitando os estados do Norte e do Nordeste para conhecer os pontos mais críticos dos estados, estendendo as visitas a regiões do interior, não ficando apenas nas capitais. A secretária esteve nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Porto Grande, reunindo com a juventude. “Queremos ouvir as dificuldades desses jovens e o apelo que vem da base”, disse a secretária.

Sobre a csecretrarianacional (4).jpgonversa com o juiz Esclepíades, a secretária Jayana disse que sua pasta trabalha com a faixa etária entre 15 aos 29 anos, que “abrange adolescentes e jovens que necessitam das políticas socioeducativas, por isso é muito importante esta integração do Poder Executivo com o Poder Judiciário, para que se possa trabalhar políticas públicas que atendam os jovens em conflito com a lei, para que retornem à sociedade de maneira mais adequada e inclusa”.

A gestora da pasta passou ao magistrado o contato da Secretária Nacional de Políticas para Crianças e Adolescentes, Petrúcia de Melo, para que juntos sejam somados esforços “em prol de trazer políticas públicas para uma inclusão melhor desses jovens”.

- Macapá, 21 de maio de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD