Comarca de Santana oferta oficina de Mediação Familiar para casais aptos ao Programa Casamento na Comunidade

noivossantana (1).jpegA Justiça do Amapá, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Santana, realizou, na última sexta-feira (17), o curso “Oficina do Casamento – Mediação Familiar”, que contou com a participação de 50 casais aptos a participar do Projeto Casamento na Comunidade. Com participação das juízas Larissa Noronha, coordenadora do Cejusc Santana, e Nelba de Souza Siqueira Almeida, titular da 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central, o curso teve como objetivo ensinar técnicas de mediação de conflitos aos noivos, prevenindo conflitos no âmbito familiar e fora dele e estimulando-os a manter uma relação saudável e duradoura.

noivossantana (13).jpegSegundo a assistente social Lucineide Santos, que integra a equipe do Cejusc Santana, o curso é um meio de cuidar desses casais prestes a oficializar um relacionamento conjugal já estabelecido. “Entre os temas que tratamos estão a comunicação interpessoal, a escuta ativa do parceiro e a avaliação dos níveis de conflito em cada relacionamento”, explicou Lucineide.

Além de explicar as diferenças entre conflito e violência, executar exercícios práticos de comunicação não violenta, “também realizamos 10 círculos restaurativos do amor, no qual os participantes puderam expressar suas expectativas a partir do relacionamento, os valores mais importantes para o relacionamento e uma qualidade de seu cônjuge ­– inclusive com vários momentos de forte emoção”, concluiu Lucineide Santos.

noivossantana (2).jpeg

De acordo com a juíza Larissa Noronha a experiência foi extremamente positiva, com relatos elogiosos de todos os participantes. “Foi um dia de aprendizado para todos os envolvidos, tanto os casais que receberam o curso, quanto os profissionais que apresentaram o conteúdo, mas receberam em troca a participação e agradecimento de cada noivo e noiva presente”, relatou.

 

A juíza Nelba Almeida registrou profundo agradecimento pelo convite do Cejusc de Santana, para participar da Oficina. “Foi uma experiência maravilhosa e esta oportunidade tem grande valor para toda a comunidade, que acaba tocada direta e indiretamente pelo curso”, assegurou.

 

noivossantana (7).jpeg“Os presentes aprendem que o conflito pode ser revertido em uma oportunidade de crescimento, seja ele entre os noivos que compõem o casal, ou entre eles e seus filhos ou outros membros da família ou até da escola e do trabalho”, complementou a magistrada.

noivossantana (17).jpegA união de duas pessoas para formar uma família tem, naturalmente, os conflitos como um elemento inevitável, mas o conflito não precisa virar violência e ele pode ser tratado para prevenir uma escalada, defendeu a juíza Nelba. “Quando o conflito é devidamente tratado, com diálogo – no qual ambos escutam sem julgamento, expressam com sinceridade e negociam – o relacionamento sai fortalecido para enfrentar inclusive a rotina diária, que por vezes tende a afastar os casais”, concluiu a magistrada.

O programa Casamento na Comunidade é uma ferramenta da Justiça do Amapá criada em 1996 que tem em seu histórico mais de 15 mil uniões oficializadas, com um total de quase 700 previstas somente para 2019. O curso “Oficina do Casamento – Mediação Familiar” é uma iniciativa que integra o programa, oferecendo aos casais aptos, antes mesmo da cerimônia, uma base a mais para a manutenção de um relacionamento saudável e duradouro.


- Macapá, 21 de maio de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD