Assessoras Jurídicas do TJAP participam do Seminário “O Direito Processual Civil nos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça”

adianahilnara (1).jpegNa última segunda-feira, 06 de maio de 2019, as assessoras jurídicas Adriana Martins e Hilnara Esteves, participaram, em Brasília/DF, do seminário “O direito processual civil nos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça”. O evento foi realizado como parte das comemorações dos 30 anos da Corte Superior.

adianahilnara (4).jpgNa palestra de abertura o presidente do STJ, ministro João Otávio Noronha discorreu sobre a evolução do direito processual civil e concluiu dizendo: “Se tivermos bem presos na nossa consciência de julgadores, a necessidade de ver o processo como instrumento autêntico de justiça - e pra isso abandonando subterfúgios, concretizando princípios como da instrumentalidade nos casos concretos, eu acredito que o tribunal vai desempenhar a contento, repito, e com brilhantismo, a sua missão constitucional de ser o grande guardião da ordem jurídica, sobretudo no campo do processo civil.”

Na sequência a jurista Teresa Arruda Alvim ponderou sobre as consequências da alteração dos precedentes qualificados, a qual deve ser feita de modo responsável, sendo salutar a realização de audiências públicas e participação dos “amici curiae” (amigos da corte).

 

adianahilnara (5).jpegA servidora Adriana Martins, assessora jurídica na Comarca de Vitória do Jari, destacou a abordagem da utilização da inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário: “Como servidora que atuo em regime de teletrabalho, reconheço que a inovação tecnológica é forte aliada para a otimização da prestação jurisdicional. O uso da inteligência artificial se mostra promissora, porém, deve ser pensada com muita cautela”.

Já Hilnara Esteves, assessora jurídica da Vara de Violência Doméstica de Macapá, que também atua em regime de teletrabalho, falou sobre a participação feminina no evento: “A força e clareza de idéias trazidas pela professora Tereza Arruda Alvim e pela Ministra Nancy Andrighi são absolutamente inspiradoras e reforçam a benéfica e imprescindível participação feminina no desenvolvimento do judiciário”.

adianahilnara (3).jpegTambém palestraram no dia os Ministros do STJ Mauro Campbell, Paulo de Tarso Severino, Ribeiro Dantas, Villas Bôas Cueva, Nancy Andrighi e ainda os juristas Alexandre Freire e Flávio Yarshell. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli encerrou o evento.

Com fotos e informações: Adriana Martins

Macapá, 10 de Maio de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD