Câmara Única do TJAP realiza primeiro julgamento por videoconferência

videoconcamara (1).jpgO Tribunal de Justiça do Amapá realizou pela primeira vez julgamento via videoconferência em Sessão da Câmara Única, realizada na manhã desta terça-feira (07). Na ocasião, o advogado, que também é parte no processo, e está no Piauí, fez a sua sustentação oral via internet em processo de relatoria do desembargador Rommel Araújo. Por tratar-se de caso de família, o processo está em segredo de justiça.

videoconcamara (33).jpgPara a realização do julgamento via videoconferência foram instaladas duas câmeras e uma televisão, que possibilitaram a sustentação oral.

De acordo com o servidor do Departamento de Informática e Telecomunicações, Walmir Bezerra Mesquita, os julgamentos por videoconferência foram regulamentados há cerca de um ano e estavam funcionando em fase de testes. “Iniciamos com testes em algumas Comarcas como Oiapoque, Santana e Varas Criminais de Macapá, para realizarmos primeiramente o dimensionamento de storage, que é o local onde serão armazenados os arquivos”, explicou.

videoconcamara (26).jpgAs inscrições para sustentação oral por videoconferências podem ser feitas por requerimento antes ou após a publicação da pauta, conforme explica a diretora da Secretaria da Câmara Única, Ana Célia Alcoforado, “Os advogados que pretendem fazer suas sustentações orais por videoconferência podem requerer o serviço nos autos do processo com antecedência, uma vez que as pautas são publicadas com cinco dias de antecedência”, explanou a servidora.

 

videoconcamara (25).jpgPara o advogado Edivan Santos, diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Amapá, a utilização desta ferramenta pela Corte do Tribunal de Justiça é mais um grande avanço na prestação jurisdicional, garantindo o direito de defesa em qualquer lugar. “Toda inovação é bem vinda, por vezes temos outros compromissos e ficamos impossibilitados de nos deslocarmos até o Plenário, e agora temos mais uma forma para exercemos a defesa”, argumentou Edivan Santos.

A 1144ª Sessão Ordinária da Câmara Única teve extensa pauta, com 79 processos e oito continuações de julgamento (vista). Participaram da sessão os desembargadores, Sueli Pini (presidindo a sessão), Gilberto Pinheiro, Carlos Tork, Manoel Brito, João Guilherme Lages (presidente do TJAP), Rommel Araújo e Eduardo Contreras (corregedor-geral do TJAP). O procurador de Justiça do MP-AP Jayme Henrique Ferreira representou o órgão ministerial.

- Macapá, 07 de maio de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD