Magistrados e assessores das comarcas do interior passam por treinamento sobre o Sistema Eletrônico de execução Unificado - SEEU

interiorseeu (1).JPGCumprindo mais uma etapa de implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) no Judiciário amapaense, nesta segunda-feira (06), pela manhã, foi a vez dos magistrados e servidores de comarcas do interior participarem de treinamento para utilização do sistema. As instruções foram repassadas por Márcio Bandeira, assessor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que também compõe a equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação do SEEU nos estados brasileiros.

interiorseeu (18).JPG“Estamos fazendo a apresentação da plataforma para os magistrados e assessores, levando-os a compreender o funcionamento do sistema e sua alimentação”, explicou Márcio Bandeira. Implantado em todas as comarcas, o SEEU será operado por todos que atuam na Execução Penal. Por esta razão vários segmentos estão passando pelo treinamento. “Vamos abranger todas as áreas para que ele possa funcionar por completo a partir do dia 23 de maio”, esclareceu.

interiorseeu (22).jpegO juiz auxiliar da presidência do TJAP, Paulo Madeira, explicou que a implantação do SEEU está com o cronograma rigorosamente em dia. “O treinamento dos operadores é necessário para que colegas dêem respostas rápidas e sem atropelos ao trabalharem com esta sistemática nova”, disse.

O magistrado esclareceu também que a Vara de Execuções Penais da capital atua com todos os municípios no que se refere às penas dos regimes fechado e semiaberto. “No interior as comarcas trabalham com a execução de penas do regime aberto e penas alternativas, por isso é necessário que passem também pelo treinamento”, finalizou.

 

 

interiorseeu (5).JPGTitular da Vara Única da Comarca de Amapá, o juiz José Castellões Menezes Neto, disse que é “importantíssima a implementação deste sistema, que vai evitar inconsistências e, consequentemente, injustiças na Execução Penal, porque por meio de um sistema informatizado o magistrado passa a ter segurança de que os prazos estão sendo rigorosamente observados”.

O magistrado observou também que “todo sistema novo, no começo gera algumas dificuldades até a adaptação completa, mas o SEEU é autoexplicativo e traz inovações como a execução dos cálculos das penas e informa sobre os incidentes, progressões de regimes e benefícios”, enfatizou afirmando que o sistema “só vem agregar valor à Execução Penal.

interiorseeu (4).JPG

Respondendo pela titularidade da Vara Única da Comarca de Vitória do Jari, o juiz Davi Schwab Kohls ressaltou que a implantação do SEEU “facilita muito porque automatiza todos os tipos de execução, ao contrário do sistema anterior que tinha que ser alimentado em cada detalhe”. O magistrado lembrou que as planilhas e cálculos de penas eram feitas, em Macapá por um contador, mas no interior por servidores treinados. “O fato de passar a ser feito de forma automática é um grande avanço, com menores possibilidades de falhas. Trabalhamos com muitos sistemas, mas este é amigável e parece ser fácil de manusear”, detalhou.

- Macapá, 06 de maio de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD