TJAP registra Dia do Taquígrafo neste 03 de maio

data comemorativa.jpgHoje, 03 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Taquígrafo, data escolhida pelos próprios profissionais da área durante o I Congresso Brasileiro de Taquigrafia, que ocorreu no ano de 1951 em São Paulo. A palavra taquigrafia tem origem grega, "taqui", que significa rápido e "grafia", que significa escrita. Mas, para que esta escrita acompanhe a velocidade da fala, vários métodos simbólicos foram desenvolvidos. Sim, porque a taquigrafia é uma escrita feita por meio de um alfabeto próprio de sinais, que ainda dá a liberdade a cada profissional de criar seus próprios símbolos.

“Na taquigrafia um símbolo representa uma frase inteira, só assim é possível acompanhar a velocidade da narrativa oral”, explicou Josidélia Dias Ferreira, taquígrafa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). No Brasil, as notas taquigráficas são muito utilizadas nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) como grandes aliadas para a fidelidade dos textos extraídos de reuniões, sessões e demais eventos oficiais.

No Poder Judiciário do Amapá é comum a presença de uma taquígrafa posicionada no centro do ambiente colegiado, seja no Pleno, Câmara ou Secção Única, registrando tudo o que os desembargadores e demais participantes falam. Segundo Josidélia, mesmo com o advento das tecnologias, que permitem a gravação das sessões, as notas taquigráficas não perderam sua prioridade, uma vez que a técnica permite uma produção mais célere do texto final do que a transcrição literal de um áudio. “A gravação é um suporte e uma segurança para o taquígrafo, caso ocorra qualquer dúvida sobre o conteúdo do texto final produzido”, explica.

Além de Josidélia, o TJAP conta ainda com a expertise de Antônia Veneranda de Carvalho, Bernadeth Lílian dos Santos Azevedo e Ozilda Silva Nunes. Elas são responsáveis pela fidelidade das sessões judiciais nas reuniões colegiadas dos desembargadores. Só após o texto produzido por essas profissionais, é que as notas taquigráficas são encaminhadas para os gabinetes e posteriormente publicadas.

- Macapá, 03 de maio de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD