Justiça do Amapá prestigia reinauguração do Consulado da França no Amapá e posse do novo cônsul honorário

consuladoreinaughura (1).JPGA Justiça do Amapá, por meio do desembargador-presidente João Guilherme Lages, prestigiou a reinauguração do Consulado da França no Amapá, situado na Rua Tiradentes nº 93, e a posse do novo Cônsul Honorário, o administrador Fabian Fournet, esta celebrada na sede do SEBRAE-AP. Ambas as cerimônias foram realizadas na noite desta segunda-feira (29).

consuladoreinaughura (7).JPGO novo cônsul honorário é filho de uma brasileira com um francês, portanto com dupla nacionalidade, e segue os passos do pai o senhor Roger Andre Fournet, que foi Cônsul Honorário da França no Amapá na década 90. “A reabertura dessa agência consular vem como um importante passo dado para aproximar ainda mais nossas comunidades, amapaense e guianense”, registrou o novo cônsul honorário. “É uma honra servir meus dois países, Brasil e França, e ainda seguir os passos de meu saudoso pai nessa tarefa”, acrescentou Fournet.

 

consuladoreinaughura (21).JPGSegundo o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, a reinauguração do consulado prestigia o Amapá e sua importância nas relações entre estas nações irmãs. “A fronteira da Guiana Francesa com o Amapá é a maior fronteira que o território francês tem com qualquer país, seja aqui ou na Europa, e é importante termos aqui esta repartição pública francesa para facilitar a emissão de vistos e as relações binacionais como um todo, tanto culturais quanto econômicas”, registrou.

 

consuladoreinaughura (13).JPGSobra o papel da Justiça nesta interação entre ambos os países, o desembargador assegura que o direito e a magistratura brasileiros já têm uma relação de longa data e muito próxima com os irmãos franceses. “Todos os anos centenas de magistrados brasileiros atravessam o Oceano Atlântico para fazer cursos na Escola da Magistratura Francesa, que inclusive serviu de modelo para nossa ENFAM, então já temos um intercâmbio fantástico dos pontos de vista acadêmico e científico, mas ainda precisamos discutir melhor essa área de fronteira para aprendermos juntos o que podemos fazer para atender ainda melhor a comunidade franco-brasileira”, concluiu.

 

consuladoreinaughura (2).JPGA Prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, registrou grande alegria em participar de ambos os eventos e que a comunidade oiapoquense será muito beneficiada. “Essa reinauguração vai permitir que se volte a emitir vistos para que nossos cidadãos possam não só visitar para turismo, mas também fazer e trazer negócios com a Guiana Francesa e Oiapoque”, complementou.

O General Viana Filho, Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, também prestigiou os eventos e vê neles um importante sinal para as relações entre França e Brasil. “França e Oiapoque são vizinhos que trocam muita informação sobre seus moradores que transitam por ambos os territórios e têm suas famílias dos dois lados da fronteira, e esta reaproximação vai facilitar muito toda esta relação”, refletiu, acrescentando que “esta aproximação é muito salutar e mesmo no âmbito militar temos feito operações conjuntas com agências francesas no interesse da segurança de toda esta área”.

 

consuladoreinaughura (8).JPGO governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, ressaltou que diversas esferas e poderes estão fazendo esforços para aproximar ainda mais as relações entre França e Brasil devido ao interesse estratégico multifacetado desta relação. “Uma das medidas que estamos decidindo tomar, devido à própria abertura que nos dá a legislação brasileira, de tornar o francês uma segunda língua oficial, mas para isso precisamos transformar esta ambição política em lei”, revelou o governador. “Com isso, desde que aprovado pela Assembleia Legislativa, poderemos instituir o ensino de francês como uma segunda opção no ensino público e com isso consolidamos ainda mais este esforço de deixar nossos povos ainda mais ligados”, concluiu.

 

Também estiveram presentes: o embaixador da França no Brasil, Michel Mirraillet; o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre; o senador Randolfe Rodrigues; o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes; o prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira; entre outras autoridades estaduais e municipais.

- Macapá, 30 de abril de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD