Descoberta de nova espécie de orquídea é batizada com o nome de magistrada do Amapá


ORQUIDEAPINI (1).jpgNa manhã desta sexta-feira (26), a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargadora Sueli Pini recebeu o biólogo Patrick Cantuária, um dos responsáveis pelo Herbário do IEPA - Instituto Estadual de Pesquisas do Amapá,  que descobriu uma nova espécie de orquídea no estado e a batizou com o nome Lephanthes Suelipini, em homenagem à magistrada. Na ocasião, o botânico entregou à desembargadora uma ilustração da espécie, feita pela ilustradora botânica Marielen Negrão. Também estiveram presentes na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa, o engenheiro florestal, Pablo Cantuária e o assessor Antônio Aparecido Silva.


ORQUIDEAPINI (11).jpgO biólogo e botânico do IEPA, Patrick Cantuária explica que a homenagem à desembargadora ocorreu devido o interesse e paixão da magistrada pelas plantas e também pela sua história e trabalho na Justiça do Amapá. “Quando é descoberta uma planta nova, fica a critério do pesquisador a nomeação, então decidi homenagear a magistrada por ser uma grande entusiasta e interessada pelo mundo da botanica e, ainda, por realizar um trabalho reconhecido pela sociedade junto à Justiça amapaese". 

A descoberta foi realizada em 2018, porém o reconhecimento só aconteceu recentemente devido a publicação do artigo na Revista Biota Amazônia. A espécie foi encontrada durante uma expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na região do município de Serra do Navio.

Homenageada, a desembargadora Sueli Pini,  destaca que a homenagem é, na verdade, uma celebração à Justiça do Amapá. "Nossa alegria por receber tão especial, singular e rara homenagem, é imensurável. Estou com o coração exaltado. Esta honraria eu compartilho com todo o Judiciário". 


ORQUIDEAPINI (2).jpgA vice-presidente do TJAP evidenciou ainda o trabalho realizado pelos botânicos e biólogos do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA. “Devemos nossa reverência e sempre registrar o inestimável trabalho desenvolvido pelos profissionais do IEPA, e aqui, especialmente, do Biólogo Patrick. Ele é um jovem pesquisador que já tem uma história extraordinária. Eu não o conhecia, mas bastou  conversar com ele para constatar ser uma genuína e especial prata da casa. Ele irá longe. Ainda ouviremos muito sobre ele. É um homem extremamente inteligente, culto e determinado em realizar relevantes pesquisas em prol de nossa riquíssima e apaixonante natureza".

Na próxima quinta-feira, 2 de maio, a desembargadora Sueli Pini visitará o Herbário do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, onde está depositado um exemplar da orquídea. “Além de conhecer a planta, será uma oportunidade de conhecer o espaço, e verificar de que forma poderemos contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo instituto”, salientou a magistrada.

- Macapá, 26 de Abril de 2019

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD