Valorizando Vidas: conheça o projeto de prevenção à depressão e ao suicídio coordenado pelo pastor e Oficial de Justiça do TJAP

gesielentrevista 1O estúdio juiz Mário Kaskélis, onde a Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário do Amapá produz seus programas de rádio, recebeu o Oficial de Justiça e pastor evangélico Gesiel Oliveira, que coordena o projeto Valorizando Vidas, de combate à depressão e ao suicídio. O pastor foi entrevistado do programa Justiça em Casa, que vai ao ar todas as quintas-feiras por meio da Rádio Universitária FM (96,9), das 15 às 16 horas.

gesielentrevista 2Há mais de 20 anos atuando como pastor da Igreja Assembléia de Deus da Zona Norte, Gesiel Oliveira assumiu a bandeira de combate à depressão e ao suicídio após inúmeros casos vivenciados em sua congregação, que conta com 31 mil fiéis. “Este projeto surgiu há sete anos com objetivo inicial de trabalhar a prevenção à depressão. Mas, nos últimos três anos, a situação se agravou em relação ao suicídio também. Em 2016, neste mesmo período do ano foram 16 casos e em 2019 já são 59 ocorrências no Amapá”, esclareceu.

gesielentrevista 3Valorizando Vidas é um projeto que envolve pessoas de diversas matrizes religiosas e sai dos templos para os logradouros públicos para sensibilizar a sociedade e mostrar paras as pessoas que elas podem encontrar ajuda. “No último sábado realizamos um evento no Parque do Forte para alcançar o máximo de pessoas, pois a depressão e o suicídio atingem toda a família e a maioria dos pais não sabe lidar com estas situações”, enfatizou o pastor.

Segundo suas observações, a dificuldade de diálogo na família é um dos fatores de agravamento destes quadros, mas as razões que levam ao suicídio são multifatoriais. “O caso do Amapá foge à regra nacional e mundial, pois a maioria das pessoas que comete este ato é idosa, e no Amapá os altos índices estão na faixa etária entre 15 e 25 anos”, apontou Gesiel.

gesielentrevista 4

Para ele, entre os fatores locais pode ser considerado o desemprego. Mas, o pastor também enfatiza a educação que os jovens recebem hoje, quando os pais superprotegem evitando que as crianças e os adolescentes enfrentem desafios e dificuldades naturais que servem como processo educativo para o ser. “Eles facilmente se desiludem e em consequência se desinteressam pela própria realidade”, explicou.

O mau uso das redes sociais também é citado pelo pastor como fator determinante para a depressão. “As pessoas estão em uma ilusão de conexão com o mundo, mas totalmente desconectados das outras pessoas reais que estão à sua volta. Estão dentro de casa, mas mal falam com a mãe ou com os irmãos, passando horas de isolamento em um mundo virtual onde tudo parece perfeito”, argumentou.

gesielentrevista 5Gesiel Oliveira abordou também a importância da divulgação adequada e cuidadosa dos casos de suicídio. “As pessoas não devem compartilhar imagens e notícias que descrevam a forma como ocorreu o suicídio. Devem sim prestar condolências à família e divulgar a rede de prevenção, com seus endereços e grupos de atendimento”, disse.

O projeto Valorizando Vidas prosseguirá com ações em escolas públicas e privadas, praças, associações de bairro e demais espaços de convívio. “Nosso próximo encontro ocorrerá dia 06 de maio na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, às 16 horas. Lá vamos conversar com os jovens e com as famílias. Quem quiser nos acompanhar nos procure nas redes sociais, que estaremos sempre publicando a programação”, finalizou Gesiel.

 

- Macapá, 29 de Abril de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD