Juizado da Infância e Juventude de Macapá dá início a ciclo de palestras do Projeto Ciranda para o ensino fundamental

cirandaescolasesi (1).jpgA preocupação de professores e funcionários da Escola Visconde de Mauá com os estudantes que apresentam comportamentos como isolamento, tristeza e irritação levou a instituição a solicitar o Projeto Ciranda, do Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, para realizar uma ação nesta quarta-feira (24). A primeira palestra, que aconteceu no teatro da escola Leonor Barreto Franco- no SESI, abordou as causas da depressão e foi o começo de uma série de encontros com os jovens, de ambos os turnos, que se estenderá até o final do ano visando conscientizar os alunos sobre bulliyng, sexualidade, violência e drogas.

cirandaescolasesi (4).jpg

O sargento Fabiano Barros, do Gabinete Militar do TJAP à disposição do Juizado da Infância e Juventude, explicou que o projeto objetiva orientar e conscientizar alunos, pais e professores sobre estes conflitos, por meio de palestras proferidas por voluntários. As instituições educacionais, públicas ou privadas, solicitam o serviço e indicam os temas a serem abordados. Ainda segundo o sargento, “a depressão ganha destaque pelos preocupantes casos de suicídio que vêm aumentando entre os mais jovens".

cirandaescolasesi (2).jpgCom o teatro da escola lotado de crianças entre 10 e 12 anos, a conselheira tutelar Huelma Medeiros palestrou sobre a depressão. Ela ressaltou que durante a palestra observou expressões faciais e corporais dos alunos confirmando situações exemplificadas sobre a doença, “o que mostra a necessidade da atenção e observação dos pais para com seus filhos”.

cirandaescolasesi (3).jpgOs casos de brigas e outros problemas envolvendo os alunos, grande parte oriundos do meio doméstico onde as crianças vivem, que chegam à orientação da escola revelam à supervisora, Raimunda Amorim, a emergente necessidade de conscientizar esses alunos sobre o que é bullying, depressão, ansiedade. Segundo ela, “muitos não entendem esses sentimentos ou que precisam buscar conversar sobre eles, por isso a ideia das palestras para criar um canal de diálogo”, pontuou.

O Projeto Ciranda atuará na escola durante os meses de maio, agosto, setembro e outubro e tem apoio de voluntários do Conselho Tutelar Norte, Conselho Tutelar Sul, Núcleo de Assistência Psicossocial (NAP/TJAP), Comissariado da Infância e Juventude e Polícia Militar. O próximo passo será o estabelecimento de cooperações com o Centro de Valorização à Vida (CVV) e universidades.

- Macapá, 26 de Abril de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD