1ª Vara Criminal de Santana e Promotoria de Justiça realizam primeiro círculo do Projeto Restaurar deste ano

projetorestaurar (1).jpgNa manhã desta quinta-feira (11) a sede da Promotoria de Justiça de Santana foi palco para realização do primeiro círculo restaurativo do Projeto Restaurar de 2019, em sua segunda edição. A iniciativa resulta de parceria entre a 1ª Vara Criminal, Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), e a 1ª Promotoria Criminal e Núcleo de Práticas Restaurativas da Promotoria de Santana. O projeto tem a finalidade de humanizar o atendimento às vítimas de roubo, tendo em vista que o crime causa não apenas danos materiais, mas também psicológicos e físicos. Participaram cerca de 30 pessoas.

projetorestaurar (3).jpg“Hoje realizamos mais um encontro do Projeto Restaurar, que está em seu segundo ano consecutivo, e surgiu do desconforto em relação à falta de atenção do sistema de justiça às vítimas de crimes de roubo. É um projeto que oferece encontros utilizando a metodologia dos círculos restaurativos, com a abordagem de temas que proporcionam a reflexão sobre atitudes positivas frente às consequências da violência, promovendo a reconstrução de laços sociais, a confiança na justiça e o exercício da cidadania”, ressaltou a titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana, juíza Priscylla Peixoto Mendes.

 

projetorestaurar (2).jpgOs círculos acontecem antes da audiência de instrução e julgamento, e servem para sensibilizar e conscientizar as vítimas sobre a importância de prestar depoimento e fazer o reconhecimento dos acusados, com toda a segurança, sem que sejam vistas por eles.

 

“Como nós fazemos parte de um Sistema de Justiça, é importante agir de forma restaurativa, compartilhando o trabalho, o olhar, os sonhos. O sucesso desse projeto é observado quando termina o encontro e as fichas de avaliação revelam o grau de satisfação das pessoas que participaram dos círculos”, declarou a coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR), promotora de justiça Silvia Canela.

 

projetorestaurar (5).jpg“Teremos mais três círculos durante este ano, onde participarão pessoas com processos abertos, vítimas de crimes. Aqui são repassadas as técnicas de diálogos com segurança. São vítimas que relatam medo de encontrar com o agressor, traumas e outras dificuldades”, ressaltou a supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC de Santana e facilitadora, Neide Santos.

Estiveram presentes ainda o promotor de justiça Saullo Patrício Andrade, a promotora Fábia Regina Rocha Martins, e a facilitadora do Projeto Restaurar Lucivane Sales.

- Macapá, 12 de abril de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD