Justiça do Amapá realiza curso de mediação para profissionais da rede de medidas socioeducativas

sociocursonupec (1).jpgCom o objetivo de capacitar os servidores, técnicos e demais profissionais que trabalham na Rede de Medidas Socioeducativas do Estado, a Justiça do Amapá está realizando o Curso de Formação em Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado. O treinamento, iniciado no dia 1º de abril, terá a duração de duas semanas e atende à Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2010, que criou a mediação como política judiciária de solução de conflitos.

sociocursonupec (6).jpgA juíza Gelcinete Rocha, titular do Juizado da Infância e Juventude – Área Infracional da Comarca de Macapá, disse que “o curso também é uma preparação para os novos profissionais que irão trabalhar no Centro Judiciário da Infância e Juventude – CEJUSC voltado para a área da socioeducação”. De acordo com a magistrada “a finalidade principal desse novo CEJUSC será evitar o encarceramento, mesmo que provisório, de jovens com os quais a Justiça possa trabalhar mais as medidas socioeducativas como práticas de recuperação”, explicou.

sociocursonupec (4).jpgA capacitação está sendo coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP). O treinamento é mais uma etapa do curso de formação destinado aos profissionais de órgãos cooperados da Justiça: Ministério Público do Estado (MPE), Defensoria Pública Estadual, unidades socieducativas e Prefeitura de Macapá.

A instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, disse que “neste módulo estão sendo trabalhados todos os métodos, inclusive as oficinas de parentalidade, constelação familiar, justiça restaurativa, conciliação, mediação, negociação e todas as formas disponíveis para se tratar um conflito”.

sociocursonupec (7).jpgA psicóloga Josoelma Carvalho, que já trabalha com círculos restaurativos no Centro de Internação Provisória (CIP), afirmou que o curso vem ampliar seu campo de atuação. “Estamos aprendendo muito, são novas ferramentas que a Justiça utiliza e agora serão aplicadas por nós no CEJUSC da Infância e Juventude da FCRIA”, enfatizou.

Macapá, 10 de abril de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

    

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD