Novos defensores públicos são recebidos no TJAP e aplaudem de pé as boas-vindas dos dirigentes da Corte

defensorestjap (1).JPGNa manhã desta sexta-feira (05), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu a visita institucional dos 40 novos defensores públicos do estado, aprovados no primeiro concurso da Defensoria Pública Estadual e empossados no dia 25 de março. Acompanhados pelo gestor da DEFENAP, Diogo Grunho, foram recepcionados pelo desembargador-presidente do TJAP, João Lages; pela desembargadora vice-presidente da Corte, Sueli Pini; pelos juízes Paulo Madeira, auxiliar da presidência, e Lívia Simone Cardoso, auxiliar da corregedoria. Após as boas-vindas, os jovens defensores aplaudiram de pé os anfitriões. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

defensorestjap (15).JPGAntecipando retorno a Macapá para receber os novos defensores, após viagem de trabalho, o desembargador-presidente ressaltou o papel de servidores da camada mais vulnerável da população, que representa a atuação dos defensores. “O estado do Amapá ainda precisa melhorar muito seus índices de desenvolvimento humano, mas tem características que não se encontram em nenhum outro lugar. Somos um povo acolhedor e que se importa com o outro; nossa Justiça é de ponta e referência para o Brasil em termos de conciliação e de tecnologia, entre outros aspectos”, disse o desembargador-presidente.

O chefe do Poder Judiciário disse ainda aos jovens defensores: “Vocês não estão aqui por acaso. O segredo é a humildade, sobretudo quando estiverem frente a frente com as pessoas do povo. Ouçam com atenção os jurisdicionados, respeitem os magistrados, os representantes do Ministério Público e da advocacia. Nenhum de nós é melhor do que o outro e a preocupação que deve nos mover a todos é a busca por uma sociedade melhor”.

defensorestjap (86).jpgA desembargadora vice-presidente Sueli Pini evidenciou a importância da conciliação, cada vez mais presente em todo o Sistema de Justiça. “Somos um dos únicos estados que tem um Centro Judiciário de Solução de Conflitos dentro da Defensoria Pública. Ainda está longe de apresentar os resultados que desejamos e que a sociedade espera, então, além de termos o dever de buscarmos de forma eficiente a solução dos conflitos judicializados, temos o desafio de fazer as conciliações das demandas pré-processuais”, enfatizou.

Também homenageando os defensores, o juiz Paulo Madeira ressaltou que “o Judiciário do Amapá tem uma particularidade que é a acessibilidade diferenciada, onde os juízes não são burocratas e recebem a todos com atenção e com muito cuidado”. O magistrado falou ainda da “importância do serviço que os defensores irão prestar, considerando que não são empregados de governo, mas do estado, o que é muito mais amplo porque se refere ao povo que merece todo o empenho”.

defensorestjap (71).jpgPor sua vez, a juíza Lívia Simone Cardoso destacou o caráter da conquista para o estado, para a DEFENAP e para toda a Justiça, da conclusão do primeiro concurso público para defensores. “O Amapá foi o último estado a prover por meio de concurso público este cargo. Os senhores são pioneiros aqui esperamos que atuem de forma humanística, porque não só a capacidade técnica deve ser considerada, mas um olhar diferenciado para a realidade local”, finalizou.

O titular da DEFENAP, Diogo Grunho, reforçou a importância de “manter uma boa relação com o Tribunal de Justiça e com os magistrados, para que flua da melhor forma o trabalho dos novos defensores”. Representando os 40 defensores, Giovanna Burgos falou em nome dos colegas e enfatizou a disposição de todos em “somarem com o Sistema de Justiça e com o desenvolvimento do Amapá”.

- Macapá, 05 de abril de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD