Conciliação Familiar no Cárcere: Experiência pioneira do TJAP é apresentada no 2º Simpósio de Melhores Práticas em Solução de Conflitos

samianilce (1).jpegO Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) se fez presente no 2º Simpósio de Melhores Práticas em Solução de Conflitos, que aconteceu nos dias 27 e 28 de março de 2019 no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). Na ocasião as servidoras Sâmia Waldeck, supervisora do CEJUS 2º Grau, e Nilce Helena Ferreira, coordenadora do programa Conciliação Itinerante apresentaram a boa prática “Constelação Familiar no Cárcere”, desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) com internas da ala feminina do IAPEN.

samianilce (3).jpegO simpósio ocorre a cada trimestre, com a finalidade de trocar experiências acerca dos programas e atividades realizadas por cada NUPEMEC, órgão presente em todos os tribunais do país. A iniciativa é do TJDFT, da Secretaria Nacional de Justiça - SNJ, da Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon e do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP.

A experiência de Constelação Familiar Sistêmica com as mulheres que cumprem pena no IAPEN tem sido realizada pela equipe do NUPEMEC/TJAP em cooperação com o Ministério Público do Estado e com a administração da instituição prisional.

samianilce (4).jpeg“Os encontros promovem o autoconhecimento, trabalham a responsabilização das participantes pela prática delitiva para uma mudança de comportamento diante da vida”, explicou Nilce Helena. De acordo com a conciliadora, a boa prática relatada pela equipe do Amapá no Simpósio é pioneira no Brasil. “É a primeira experiência de Constelação Familiar no Cárcere desenvolvida por um Tribunal Estadual e a receptividade entre os demais foi muito boa”, pontuou Nilce.

Sâmia Waldeck relatou que “o trabalho é feito de forma paralela com agentes e educadores penitenciários, segmentos que também vivenciam os conflitos da vida no cárcere, e que têm um papel muito relevante na construção de soluções para uma convivência cada vez mais humanizada”.

samianilce (6).jpegAlém de expor a experiência amapaense, as colaboradoras do TJAP tiveram a oportunidade de conhecer, discutir e trocar conhecimentos com membros dos demais tribunais do país acerca das melhores práticas, com vistas a disseminar a cultura de desjudicialização, evidenciando como na prática os efeitos positivos e futuros da cultura de paz na sociedade podem ser observados.

Macapá, 29 de março de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD