Na 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana todas as audiências com réus presos são realizadas por videoconferência

santanavideoconferencia (1).JPGA realização de audiências com réu preso, pessoalmente ou dentro do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), já é um método do passado em algumas comarcas do Amapá. Na 1ª Vara Criminal de Santana, que tem como titular a juíza Priscylla Peixoto Mendes, por exemplo, todas as audiências com réus presos são realizadas por videoconferência. O uso da tecnologia reduz gastos com o transporte do preso e traz segurança para vítimas e testemunhas. Outra vantagem é a publicidade dos atos processuais, uma vez que o procedimento é transmitido em tempo real e gravado.

santanavideoconferencia (8).JPGA juíza Priscylla mostra orgulhosa a sala onde antes funcionavam as audiências no modo presencial, e agora tem instalados equipamentos de ponta para a realização das videoconferências. “Aqui tudo é em tempo real, com transparência e publicidade, sendo garantida a entrevista prévia do preso com o advogado, além de conferir maior segurança a vítimas e testemunhas”, explicou a magistrada.

santanavideoconferencia (5).JPGO promotor de Justiça Anderson Batista Souza também elogiou o sistema porque traz a possibilidade de gravar as sessões com qualidade, permitindo que as cenas sejam assistidas posteriormente pelos interessados como juízes e advogados entre outros. “Considero importante por vários motivos. O primeiro é a segurança de todos os operadores de Direito; retrata com maior fidelidade o depoimento, no sentido de que mantém o registro gravado para que o juiz tenha acesso quando for emitir a sentença, e o Tribunal quando for analisar possíveis recursos”, disse o promotor.

santanavideoconferencia (10).JPGPara o advogado Orlando Vasconcelos, que na ocasião estava na condição de defensor público, as videoconferências em audiências têm mudado a rotina de trabalho também da advocacia. “É um procedimento totalmente célere, onde todas as bases do Direito são respeitadas. Inclusive, enquanto defesa nos é permitido o acesso total ao cliente para que possamos orientá-lo e nos comunicar abertamente com ele. Está de parabéns o Tribunal de Justiça do Amapá”, enfatizou.

Macapá, 28 de março de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD