VEP e Prefeituras de Macapá e Santana alinham execução do Projeto Restaurando Vidas no município santanense

restauravidas (1).JPGO titular da Vara de Execuções Penal (VEP) da comarca de Macapá, juiz João Matos Junior, reuniu na manhã desta terça-feira (26) com o Prefeito de Santana, Ofirney Sadala, e a coordenadora do Projeto Liberdade e Cidadania pela Prefeitura de Macapá, Alice Ramalho. O objetivo foi tratar da execução do Projeto Restaurando Vidas, que irá beneficiar 60 reeducandos dos regimes semiaberto e aberto no município de Santana. A ação é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) por meio da VEP, a Prefeitura de Santana e o Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN).

restauravidas (14).JPGO magistrado explicou que o Restaurando Vidas é um projeto semelhante ao Liberdade e Cidadania, que há 15 anos o TJAP promove junto à Prefeitura de Macapá e o IAPEN, estimulando a capacitação e reinserção social de internos do sistema carcerário. “Esta prática disponibiliza um número de vagas destinadas às pessoas que se encontram no cárcere, sobretudo no regime semiaberto e aberto, para que elas possam ter uma possibilidade de capacitação e inserção na sociedade por meio do trabalho”, pontuou.

restauravidas (17).JPGDe acordo com o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, inicialmente 10 reeducandos do regime semiaberto serão beneficiados pelo Projeto. “A Prefeitura de Santana precisa estar presente na ressocialização de internos, permitir que santanenses possam ingressar no mercado de trabalho é o nosso dever, é um ganho para o município”, destacou o prefeito.

O próximo passo para a execução do projeto será um treinamento com a equipe de Macapá. A VEP irá participar da fase de seleção dos reeducandos, fiscalização e acompanhamento, enquanto a Prefeitura de Santana irá capacitar os reenducandos para o trabalho e fazer o pagamento da bolsa às famílias equivalente a 75% de um salário mínimo.

restauravidas (5).JPGA coordenadora do Projeto Liberdade e Cidadania, Alice Ramalho, colaborará na parte inicial de treinamentos da equipe que executará o Projeto Restaurando Vidas em Santana. “É uma conquista para a sociedade e para todas as instituições envolvidas, sobretudo porque dará uma real oportunidade de cidadania àqueles que estão encarcerados. Será uma honra ajudar na parte inicial com os treinamentos para que a equipe de Santana tenha mais segurança na execução da atividade”, finalizou.

- Macapá, 29 de março de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD