Presidente do TJAP participa da posse dos novos defensores públicos do Amapá

possedefenap (1).JPGO desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), João Guilherme Lages Mendes, participou da posse dos 40 novos defensores públicos do Amapá nesta segunda-feira (25), efetivada pelo governador do estado, Waldez Góes, no Plenário do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá. Os empossados foram aprovados no primeiro concurso para a Defensoria Pública do Estado (DEFENAP), realizado em 2017. “É uma força de trabalho que se renova somando aos esforços da Defensoria Pública na proteção dos menos favorecidos”, disse o presidente.

 

possedefenap (6).JPGO concurso público foi realizado pelo Executivo Estadual por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC). Conforme o titular da Defenap, Diogo Grunho, após o Curso de Formação, coordenado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), com duração de 15 dias, os empossados serão distribuídos nos 16 municípios. Durante três anos cumprirão estágio probatório e nesse período será feita a transição dos advogados públicos nomeados em cargos de confiança que atualmente atuam como defensores públicos.

“Nosso objetivo é trazer ao Amapá, justiça social podendo dar ouvido e voz a todos os amapaenses. A Defensoria representa a esperança e por isso vamos lutar pelas pessoas que precisam ter seus direitos garantidos”, ressaltou a carioca Tatiana Campos Soares, que atuava como juíza leiga no estado do Rio de Janeiro, sendo agora uma das empossadas da Defenap. 

possedefenap (14).JPGNa ocasião, foi lançado o livro "A Defensoria Pública e os 30 anos da Constituição Federal de 1988”, que conta a história do órgão. A Defenap foi criada há 39 anos e agora, com a efetivação dos primeiros concursados, o órgão passa a ter quadro próprio, a exemplo das defensorias públicas estaduais dos demais estados brasileiros.

Além dos chefes dos poderes Executivo e Judiciário, estiveram presentes na solenidade o vice-governador, Jaime Nunes; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Nicolau Crispino; o Procurador Geral do Estado, Narson Galeno; o Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, Marcos Edson Lima; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá (OAB/AP), Auriney Brito; o presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos, Pedro Paulo Coelho; a secretária de Estado da Administração, Suellen Amoras; deputados estatuais; secretários de estado; o sub-procurador geral do município de Macapá, Rafael Maurício Nery; autoridades de todas as esferas de poder do Estado; familiares dos empossados; imprensa e sociedade civil organizada.

Macapá, 26 de março de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD