Ação do Judiciário marca início das atividades do Projeto Recomeçar na Penitenciária Feminina

iapenbebedouro (1).JPGUm momento de descontração e interação com internas da Penitenciária Feminina marcou o início das atividades do Projeto Recomeçar, que tem como finalidade a ressocialização das presas. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) e contou com mesa de honra formada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Gilberto Pinheiro; o juiz João Matos, titular da Vara de Execuções Penais (VEP); o governador em exercício Jaime Nunes; o coordenador estadual do Programa Justiça Presente, do CNJ, Rogério Guedes; a coordenadora da Penitenciária Feminina, Elizângela Gomes; a secretária de governo Wellen Azevedo, da pasta de Políticas para as Mulheres e a médica do IAPEN, Ana Paula Weber.

iapenbebedouro (5).JPGPara o presidente do TJAP, o momento representou um gesto de reflexão sobre as ações do Poder Judiciário no sistema carcerário feminino. “Estamos fazendo o possível para seguir as orientações do CNJ que é a humanização no cárcere, e é por isso que o Judiciário e o Executivo estão aqui, para dizer a essas mulheres que elas têm todas as condições de voltar ao convívio familiar e, renovadas”, expressou.

iapenbebedouro (20).JPGO desembargador Gilberto Pinheiro aproveitou a ocasião para anunciar os primeiros passos do Projeto Recomeçar. “A ideia surgiu por ocasião do Dia Internacional da Mulher quando aqui estivemos e acompanhamos de perto os problemas existentes. Agora estamos na fase de elaboração dos projetos, que constam entre outras atividades da realização de cursos profissionalizantes para as internas”, explicou.

De acordo com a coordenadora da Penitenciária Feminina, Elizângela Gomes, “qualquer método de ressocialização é sempre uma forma de empoderar as mulheres, mesmo elas estando dentro de uma carceragem”, salientou.

O coordenador estaiapenbebedouro (8).JPGdual do Programa Justiça Presente do CNJ, Rogério Guedes, que está no Amapá desde a semana passada, afirmou que, “essa ação na ala feminina da penitenciária tem tudo a ver com o programa nacional de valorização das boas práticas e melhoraria da vida no cárcere”, expressou.

Como parte da programação, as internas que aniversariam em março receberam brindes, confraternizaram e ainda ganharam como presente um biapenbebedouro (10).JPGebedouro.

Macapá, 25 de março de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD