1ª Vara Criminal de Santana e Promotoria de Justiça apresentam Projeto Restaurar

DSC_0370.JPGEm reunião preparativa na manhã de sexta-feira (15), a juíza Priscylla Peixoto Mendes disse que o projeto Restaurar terá sua segunda edição, com a finalidade de “humanizar o atendimento às vítimas de roubo, tendo em vista que o crime causa não apenas danos materiais, mas também psicológicos e físicos”.  O projeto é fruto de cooperação entre a 1ª Vara Criminal de Santana, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Promotoria Criminal, Vara da Infância e Juventude e Núcleo de Práticas Restaurativas da Promotoria de Santana.

DSC_0364.JPGA ação está confirmada para o próximo dia 11 de abril, às 08h30,  na sede da Promotoria de Justiça de Santana. “Durante a realização dos círculos, que acontecem antes da audiência de instrução e julgamento, nós conseguimos sensibilizar e conscientizar as vítimas sobre a importância de vir em juízo prestar depoimento e fazer o reconhecimento dos réus, com toda a segurança, sem que sejam vistas por eles”, explicou a juíza.

Para a coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR), promotora de justiça Sílvia Canela, que também esteve na reunião, a principal finalidade da ação é criar um canal direto com a vítima, entender suas necessidades e ampliar a atuação do Ministério Público.

“Essas práticas nos trazem ferramentas simples, sem necessidades de grandes recursos - os processos circulares - mas que são extremamente profundas no sentido de resgatar e contribuir um para a cura da dor, do medo e do trauma, fazendo com que a vida siga sem aquela angustia, sem aquele sofrimento", explicou a promotora.

Também esteve presente na reunião a Supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC de Santana, Neide Santos.

Macapá, 20 de Março de 2019

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD