TJAP e SEED realizam 1º Curso de Mediação Escolar para professores de 41 unidades educacionais do estado

mediacaoescolarcur (1).jpgDurante dois dias (11 e 12/03), 98 educadores de 41 escolas estaduais participam do 1º Curso de Mediação Escolar e Social oferecido pelo Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), em cooperação com o programa E-Paz da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Na tarde desta segunda-feira (11), no plenário do TJAP, a aula magna foi proferida pelo defensor público da criança e do adolescente, Gilson Borges, com o tema “A perspectiva desmotivadora do professor, face às relações tecnológicas”.

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Gilson Borges explicou o descompasso entre os avanços tecnológicos e a estruturação das escolas para acompanhar essas tecnologias que é um fator gerador de conflitos. “Hoje, em todas as atividades da vida, observamos o uso das novas tecnologias. No entanto, nas escolas ainda vemos o modelo antigo de repasse de conhecimento. Então, as aulas se tornam enfadonhas, enquanto a tecnologia oferece mais atrativos e respostas mais rápidas até para os conteúdos abordados pelos professores”, exemplificou.

mediacaoescolarcur (32).jpgVice-presidente do TJAP e presidente do NUPEMEC, a desembargadora Sueli Pini ressaltou que “há 20 anos vem sendo construída a aproximação da política de conciliação no TJAP com as escolas, que podem ser indutoras de mudanças na sociedade”. A magistrada enfatizou que a partir deste ano, o amadurecimento da política de conciliação junto às unidades escolares levará à implantação “de forma institucional, dentro da estrutura organizacional da Educação, de um serviço de mediação escolar da SEED, de forma operacional, objetiva e funcional”.

mediacaoescolarcur (12).jpgA secretária adjunta de política educacional da SEED, Neurizete Nascimento, ressaltou a importância da mediação escolar, como base para a construção de uma melhor qualidade da educação, considerando que os conflitos no ambiente escolar ocasionam o adoecimento emocional e psicológico de professores e servidores, além de comprometer a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. “Estamos nesta caminhada em busca de uma cultura de paz e da conquista de um ambienta mais saudável nas escolas”, frisou.

mediacaoescolarcur (29).jpgEsta é a primeira de oito etapas que o 1º Curso de Mediação Escolar oferece. Na tarde desta terça-feira (12), em prosseguimento, será oferecido o 2º módulo, quando serão tratados os temas “Planejamento, atuação e desenvolvimento dos núcleos de mediação escolar” (Drª Lilian Martins, Profª Regina Coutinho e Profª Socorro Barros) e “Educando com PNL e facilitando o aprendizado” (Dr. João Batista Neto, máster em Programação Neurolinguística – PNL).

Os demais módulos ocorrerão nos dias 28/03 (3º módulo, sobre Legislação); 29/03 (4º módulo, sobre Política Nacional de Conciliação e Comunicação, Teoria dos Jogos e Conflitos); 04/04 (5º módulo, sobre Métodos Autocompositivos e Ética dos Conciliadores e Mediadores; 05/04 (6º módulo, sobre Programa Abraça-me); 11/04 (7º módulo, sobre Exercícios de Simulação) e 12/04 (8º módulo, também com Exercícios de Simulação e encerramento).

Macapá, 12 de Março de 2019

Assessoria de Comunicação Social

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