Comissariado da Infância e Juventude e parceiros atuaram intensamente em ações de fiscalização no Carnaval 2019

carnavalcomissariado 1Segundo o coordenador do Comissariado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, Virgílio Vieira, a folia teve número reduzido de ocorrências, a maioria sem muita gravidade. Com equipe de mais de 40 pessoas, em uma parceria que além do Comissariado envolveu o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, a Guarda Municipal de Macapá e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da capital, a fiscalização conseguiu cobrir em três pontos estratégicos o trajeto de seis quilômetros do bloco A Banda.

carnavalcomissariado 2“Conseguimos dar uma ampla cobertura de fiscalização que compreendeu início, meio e fim da rota, com mais de mil abordagens preventivas e educativas, principalmente a pais acompanhados de suas crianças”, observou Virgílio.

O coordenador informa ainda que a equipe contou com o apoio do ônibus da Conciliação Itinerante para fazer uma triagem de casos que aparentavam maior gravidade, um total de 50 ocorrências, mas sem grandes repercussões. Um dos casos consistiu em cinco adolescentes desacompanhados que foram identificados pela Guarda Municipal na rota do bloco na Avenida Coriolano Jucá e encaminhados pelo Comissariado aos Conselhos Tutelares da Zona Norte (quatro) e da Zona Sul (um).

carnavalcomissariado 10De acordo com o comissário de Justiça José Casemiro Souza Neto, que também integra a equipe do Comissariado da Infância e Juventude de Macapá, para além do bloco A Banda, houve ainda fiscalização intensa. “Chegamos a autuar e fechar temporariamente um estabelecimento que permitia consumo de drogas por adolescentes, próximo à Unifap”, relatou, acrescentando que “também autuamos outros dois: um por venda de bebida alcoólica a menores de 18 e um por ausência de cartaz educativo com a portaria que regra a atenção a crianças e adolescentes no Carnaval”.

Segundo Virgílio, apesar de serem situações graves, para os padrões de anos anteriores foi um Carnaval tranquilo. “É preciso destacar que as equipes que organizaram a folia foram muito competentes este ano, com muita atenção às regras e cuidado com os brincantes”.

carnavalcomissariado 9O desafio que permanece todos os anos ainda é a falta de conhecimento por parte dos pais das crianças e adolescentes fiscalizados. “Muitos ainda acreditam que é seu direito decidir 100% sobre o acesso e educação dos filhos, ignorando o que a legislação diz sobre o fato, mas é nosso papel seguir informando e fiscalizando situações que potencialmente coloquem esses jovens em situação de vulnerabilidade”, concluiu Virgílio.

      

- Macapá, 07 de Março de 2019 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD