Projeto Pedagogia Restaurativa Sistêmica é lançado no município de Santana

pedagodiasantana 18Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), o Ministério Público do Estado, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Secretaria Municipal de Educação de Santana resultou no lançamento, na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Escola Grupo Perspectivas Construtivas (GPC), o Projeto Pedagogia Restaurativa Sistêmica. A iniciativa, que tem como objetivo a capacitação de professores, pedagogos e outros servidores de escolas municipais de Santana em práticas como os círculos restaurativos e constelações familiares, apresentou as metodologias que serão ministradas, primeiramente na Escola Municipal Professora Maria Ilnah de Souza. (GALERIA DE FOTOS)

pedagodiasantana 1De acordo com a juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e da Juventude do Fórum de Santana, o trabalho é resultado desta parceria já antiga com o Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas do MP em Santana. “Inicialmente a formação será para o corpo docente da Escola Maria Ilnah, e teremos por parte da Unifap uma ajuda com um diagnóstico inicial, para preparar nossa abordagem, e outra no fim do ano, para verificar até que ponto as metodologias ensinadas puderam contribuir para melhorar a situação local, especialmente em relação às relações interpessoais entre professores e estudantes, mas também entre a instituição e as famílias destes alunos”, explicou.

pedagodiasantana 9A promotora de Justiça Sílvia Canela, que coordena o Núcleo de Mediação do MP-AP em Santana, explicou que este trabalho “é derivado de uma iniciativa mais antiga, o projeto Escola Restaurativa, que ampliamos ao agregar às práticas restaurativas já aplicadas a constelação sistêmica enquanto ferramenta”.

Segundo a promotora, “nas rotinas da constelação sistêmica queremos levar aos corpos docente e discente uma visão sistêmica, uma consciência não só de seu papel individual dentro de cada grupo de relações, como o papel de cada um dos outros componentes deste grupo, reservando um especial cuidado e respeito com o lugar de cada um”.

pedagodiasantana 10A titular da Secretaria Municipal de Educação de Santana, professora Carmen Queiroz da Paz, é uma entusiasta da iniciativa e fez questão de prestigiar este momento. “Não só a Secretaria de Educação como a própria Prefeitura de Santana recebem muito bem a iniciativa, principalmente na perspectiva de aprimorar não somente a vivência, a presença e o rendimento do alunato na escola, mas também aproximar a participação familiar desta parte da história e da formação de seus filhos”, garantiu, acrescentando que acredita em tais ferramentas como “fortalecedoras dos valores familiares e de cidadania que às vezes pensamos estarem perdidos nos dias atuais”.

pedagodiasantana 11A diretora da Escola Maria Ilnah de Souza Almeida, professora Maria José Amaral, registrou sua gratidão por ter em sua escola o primeiro alvo desta iniciativa. “Creio que esta capacitação vai contribuir muito não só para resultados em termos de rendimento, mas de aprimoramento profissional dos professores e pedagogos e mesmo pessoal de cada um que participar direta ou indiretamente do projeto”, assegurou, ressaltando em seguida que o público diretamente atingido pelo projeto será de cerca de 30 profissionais do ensino e mais cerca de 400 estudantes.

pedagodiasantana 7O professor da Escola Piauí e coordenador do Programa Educação para a Paz (E-Paz) em Santana, Jorge Carmona, já testemunhou o impacto positivo das práticas restaurativas em ambiente escolar. “Na Escola Municipal Piauí, que aderiu integralmente à metodologia da Pedagogia Relacional Restaurativa, conseguimos melhorar no IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) em nove décimos, o que é uma marca muito importante para quem conhece o índice”, esclareceu. O Ideb varia de 0 a 10 e é aferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


- Macapá, 27 de fevereiro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
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