Conciliação Itinerante lota sala de atendimento em seu primeiro dia na Igreja de São Benedito

itinerasaobenedito 1O Programa Conciliação Itinerante já mostrou a que veio, nesta quinta-feira (17), quando ficou à disposição dos paroquianos da Igreja de São Benedito. Com equipe destacada disponível das 15 às 20 horas, a sala de atendimento lotou rapidamente. A expectativa da equipe é de que, nesta sexta, o movimento seja ainda maior. (GALERIA DE FOTOS)

itinerasaobenedito 10Segundo a servidora Sâmia Waldeck, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAP), esta edição do Programa partiu de um advogado que participou de uma conciliação no Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do 2º Grau e identificou na atividade uma série de benefícios que proporcionaria aos frequentadores de sua paróquia. “Ativo junto à Diocese e à Igreja de São Benedito, ele ficou interessado e levou a proposta ao padre, que acertou esta e outras edições do Programa Conciliação Itinerante”, complementou.

itinerasaobenedito 11Com atendimento das 15 às 20 horas, a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (Nupemec/TJAP) oferta os serviços típicos de um Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc) e da Casa de Cidadania. “Enquanto o Cejusc lida com a mediação e conciliação de disputas no âmbito pré-processual, a Casa da Cidadania lida com o acompanhamento e encaminhamento de demandas administrativas diversas, desde processos de aposentadoria à emissão de segunda via de documentos”, explicou a instrutora do Nupemec/TJAP.

O programa, que teve início em 2018, com sua primeira edição oficial em frente à Casa do Artesão, na orla de Macapá, já está montando uma programação para todo o ano de 2019. “Já no final do mês, de 23 a 26 de janeiro, teremos participação na programação que comemora o aniversário do Município de Calçoene, mas pretendemos percorrer todas as cidades do interior do Amapá até o final do ano”, garantiu.

itinerasaobenedito 12Entre os beneficiados pelo atendimento desta edição do Programa Conciliação Itinerante estão Edelson Barros da Cunha e Antônia Tavares Nobre. Vivendo juntos há cerca de dois anos, eles resolveram formalizar esta união já estabelecida e pensar em consolidar ainda mais no futuro. Para Edelson, “a união significa fortalecer mais a nossa relação e até provar que quero estar com ela por muito mais que esses dois anos”.

Antônia garante que gostou muito de ver a união estável reconhecida e que espera viver muito mais coisas com Edelson. “Que possamos viver ainda por muitos e muitos anos, para ficarmos velhinhos um do lado do outro”, declarou emocionada.

itinerasaobenedito 13Maria de Nazaré Santana Brasão Dias também saiu satisfeita com seu atendimento. “Entrei com meu pedido de aposentadoria na Rede SuperFácil em outubro, quando me deram um código, mas desde então nem lá nem no INSS eu consigo a informação do andamento. Mas chegando aqui fui bem atendida, as meninas são muito simpáticas e atenciosas, e me garantiram que amanhã mesmo teremos um retorno sobre a aprovação ou não”, registrou. “Esse serviço é muito bom e recomendo. Quem precisar de ajuda como eu, é só vir aqui e sair pelo menos com uma resposta sobre como está o processo”, concluiu.

A equipe do Programa Conciliação Itinerante é composta dos servidores do Nupemec/TJAP, dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) e da Casa de Cidadania, mas também conta com voluntários e apoiadores como Governo Federal, Governo do Estado do Amapá e Prefeituras, além de diversas outras instituições públicas.  

- Macapá, 18 de janeiro de 2019 –

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD