Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira: 26 anos estimulando o conhecimento e a leitura

bibliobalan19 1A biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá, batizada como Juiz Francisco Souza de Oliveira, atua há 26 anos estimulando as pessoas na busca do conhecimento e do saber. Hoje, com um acervo superior a 22 mil publicações, ganha a cada dia mais usuários. Em dezembro, em apenas 18 dias de funcionamento, devido ao recesso forense, a biblioteca realizou mais de 350 atendimentos, foi o maior número de 2018 e um marco para um mês de tantas festas e em que muitas pessoas costumam viajar.

bibliobalan19 8A diretora da Biblioteca, Simone Leite, explica que o espaço foi criado por meio do Decreto 069/91, de 15 de maio de 1992, e instalado na gestão do Desembargador Dôglas Evangelista Ramos. “A biblioteca começou como uma sala pequena e acervo modesto, mas com o desejo nobre de servir à comunidade jurídica e, mais tarde, à sociedade amapaense. No decorrer dos anos, o espaço foi crescendo e a quantidade de publicações disponíveis foi aumentando. Hoje, além dos títulos jurídicos, o acervo conta com publicações das mais diversas áreas do conhecimento. O usuário pode ir das obras jurídicas aos clássicos da literatura brasileira e estrangeira”, destacou.

bibliobalan19 2O público da biblioteca é sempre variado, mas nos últimos anos tem despertado mesmo a atenção dos estudantes, principalmente dos concurseiros, sempre lotada deles na sua sala de leitura, lugar perfeito para dedicar no estudo. Os usuários podem realizar pesquisas, ter acesso à internet, fazer empréstimos das publicações disponíveis (livros, periódicos, mídias e outros), mas o toque especial mesmo do lugar fica por conta das atenciosas profissionais do setor, que há mais de duas décadas dão o melhor de si ao trabalho.

bibliobalan19 7A servidora Maria do Socorro da Silva está na biblioteca desde sua inauguração, é testemunha do crescimento. Viu a sala pequena do início se transformar em uma mais espaçosa, com acervo maior, com sala de leitura e acesso à internet ao usuário.

Socorro, como é sempre carinhosamente chamada por aqueles que a conhecem há tantos anos, conta que o trabalho na biblioteca proporcionou um crescimento não só profissional, mas pessoal também. “É sempre uma troca com as pessoas que procuram a biblioteca, a gente dá informação e recebe informação. O contato com os livros e com a leitura é maravilhoso. Antes de trabalhar aqui, eu estudava, mas só para concurso, eu não tinha uma visão da leitura como um todo e trabalhando aqui eu tive a oportunidade de ler muito mais”, diz Socorro, com orgulho e emoção nos olhos.

bibliobalan19 9A diretora da Biblioteca, Simone Leite, está no setor desde 1995, e reforça a fala de Socorro. “Para mim a biblioteca é tudo, é o meu trabalho que me permite troca de informações. A gente se preocupa e se coloca no lugar do outro. A gente já foi estudante. Não é uma via de mão única, não é só você fornecer informação, você troca experiência e conhecimento, isso é apaixonante”, garantiu.

bibliobalan19 6Além de Maria do Socorro da Silva e Simone Leite, há cinco anos a servidora Marcíria Helena Bispo Corrêa compõe a equipe e, atualmente, a jovem e dedicada bolsista Sabrina Thais Rodrigues da Silva a enriquece ainda mais. Todas elas são apaixonadas pelo trabalho que realizam na biblioteca e sabem bem da importância no cuidado ao receber todos que chegam.

“Essa biblioteca já rendeu muito, muita gente que já está no mercado estudou nela. É maravilhoso a pessoa chegar aqui com a gente e dizer que passou no concurso. Eu amo o que faço”, expressa a diretora, Simone Leite.

bibliobalan19 4O horário de funcionamento da Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira é das 07h30 às 14h30. Para o público externo realizar empréstimo, é necessário possuir cadastro. Quem ainda não é cadastrado, deve procurar a Diretoria-Geral do TJAP e fazer um requerimento, anexando cópias da identidade e do CPF, juntamente com o comprovante de matrícula, comprovante de residência e dar entrada no protocolo da instituição. Para somente consultar o acervo ou utilizar a internet não é necessário nenhum cadastro.

- Macapá, 10 de janeiro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social 
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial 
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá 
YouTube: TJAP Notícias 
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial 
Instagram: @tjap_oficial 
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM 
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM 
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM 
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM 
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD