O Programa de Mediação Escolar e Social do TJAP encerra as atividades do ano certificando 30 Alunos Conciliadores

Certifica2aTurmaMediaEscola 1O Programa de Mediação Escolar e Social do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (NUPEMEC/TJAP) certificou 30 Alunos Conciliadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto. Os estudantes fazem parte da segunda turma capacitada pela escola, que iniciou a formação no dia 07 de novembro deste ano.

Certifica2aTurmaMediaEscola 7De acordo com a supervisora do programa, servidora Euzinete Bentes, a cerimônia de certificação foi um momento muito gratificante para todos os profissionais envolvidos. Com direito a entrega de certificados e distribuição de camisas identificadas do programa, “a cerimônia marcou a conclusão de mais este trabalho, que contou com o apoio de alunos formados na primeira turma, facilitando e ajudando os colegas reconhecer e intervir nos conflitos de forma positiva”.

Certifica2aTurmaMediaEscola 4Segundo Euzinete os Alunos Conciliadores não só estão compreendendo melhor o potencial da conciliação de conflitos no ambiente escolar, mas já o aplicam também em casa. “Este discernimento e iniciativa são muito importantes, pois é de lá que vêm os conflitos que mais à frente explodem na escola e na rua”, registrou, acrescentando que “ficamos muito felizes ao saber que eles estão multiplicando esse conhecimento em casa, junto aos pais, irmãos e demais parentes”.

Para a supervisora do Programa de Mediação Escolar e Social, a expectativa de toda a equipe envolvida é que a repercussão da capacitação seja de longo prazo, e possa impactar no dia a dia destes estudantes por toda a vida. “Esperamos que, a partir desse aprendizado, eles não reproduzam os conflitos para os quais são sugados hoje junto às famílias que um dia irão constituir”, considerou Euzinete Bentes.

“Uma vez que estes estudantes serão os advogados, juízes, professores, enfim, cidadãos do futuro, saber que eles e elas crescerão e se desenvolverão com esse repertório de conhecimento já é uma recompensa em si”, garantiu.

Além da equipe do Nupemec/TJAP, essa capacitação contou com a facilitação das professoras Cândida Magave, Maria do Socorro Barros e Regina Coutinho. “Estas três guerreiras da Escola Estadual Coelho Neto ainda foram auxiliadas por dois alunos facilitadores da primeira turma formada ali: Marlos e David”, registrou a servidora.

O Programa de Mediação Escolar e Social tem participação efetiva do da equipe do Nupemec/TJAP, com ênfase na capacitação de docentes e discentes. O objetivo principal do Programa é promover a paz e uma rotina tranquila no ambiente escolar e fornecer as ferramentas para que cada estudante, professor e outros profissionais capacitados multipliquem uma cultura de pacificação social e empoderamento das partes de um conflito.


- Macapá, 27 de dezembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD