TJAP e PRODAP assinam acordo de cooperação técnica que já rendeu economia de mais de R$ 500 mil

TJAPePRODAPacordoCoopTecnica 1O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), representado pelo desembargador-presidente Carlos Tork, e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (PRODAP), representado por seu diretor-presidente Lutiano Silva, formalizaram, na manhã desta quarta-feira (26), um Acordo de Cooperação Interinstitucional. A medida consolida e oficializa uma parceria já existente ao possibilitar a troca de tecnologias e conhecimentos, aprimorando não só as relações institucionais, mas também os serviços prestados à população amapaense. Também estavam presentes no ato o Diretor Geral do TJAP, Gláucio Bezerra, e o diretor da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica do TJAP (SGPE), Adelson Armando Marques.

TJAPePRODAPacordoCoopTecnica 4O diretor presidente do PRODAP, Lutiano Silva, explicou que há cerca de um ano e meio sua instituição já disponibiliza “um espaço virtual de aproximadamente 40 terabytes para que o TJAP possa armazenar arquivos de backup”, acrescentando que “este acordo é de perfil guarda-chuva, podendo contemplar uma série de parcerias pontuais diferentes”.

TJAPePRODAPacordoCoopTecnica 2“Uma das tecnologias de que estamos tratando é um aplicativo corporativo de mensagens, semelhante ao Whatsapp, que já está pronto e por meio do qual autoridades da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública – entre outras – poderão se comunicar de forma mais segura, com a privacidade que o trabalho exige e com software homologado”, exemplificou o diretor presidente do PRODAP.

Segundo Marco Antônio Craveiro, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações (Deintel) do TJAP, o acordo de cooperação técnica tem como objetivo principal o compartilhamento de recursos tecnológicos. “O PRODAP tem como função o provimento de tecnologia para o Governo do Estado e conseguiu fazer investimentos consideráveis em serviços e infraestrutura nos últimos anos, de forma que o Tribunal ganha ao fazer esta parceria, economizando recursos financeiros”, explicou.

TJAPePRODAPacordoCoopTecnica 3Para esclarecer que o acordo de cooperação proporciona uma oportunidade de evitar investimentos redundantes, Craveiro relatou que “somente com o espaço de armazenamento em nuvem que nos cederam, os 40 terabytes citados por Lutiano Silva, temos uma economia de aproximadamente R$ 500 mil – valor que gastaríamos se ao invés da cooperação fôssemos adquirir um storage deste porte”.

Mas Craveiro garantiu que a parceria é benéfica para ambas as instituições. “Da mesma forma que eles nos cedem uma tecnologia que precisamos mas da qual já disponham, nós também cedemos a eles”, garante, relatando em seguida que “há pouco tempo precisaram de um switch (equipamento comutador de redes) e não precisaram adquirir, pois já tínhamos adquirido”.

O diretor do Deintel também explicou que antes de qualquer das partes do acordo ceder um determinado recurso tecnológico é realizado um estudo para assegurar que “o equipamento ou software cedido ou compartilhado não irá, com este ato, criar obstáculos nas atividades da instituição de origem”. 

“Muitos outros órgãos, inclusive na esfera federal, já fazem esse tipo de compartilhamento, ganhando tempo e economizando dinheiro público, além de aproximar as relações interinstitucionais, um exemplo que estamos seguindo”, concluiu Marco Antônio Craveiro, diretor do Deintel/TJAP.

 

- Macapá, 27 de dezembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD