670ª Sessão do Pleno Judicial marca encerramento das atividades do Judiciário em 2018 concedendo segurança a pleito de trabalhadores da CEA

ultimopleno2018 (1).jpgNa manhã desta quarta-feira (19), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) encerrou as atividades plenárias de 2018 com a realização da 670ª Sessão Ordinária do Pleno Judicial e a 762ª Sessão do Pleno Administrativo. Na oportunidade foram julgados pela corte 26 processos judiciais, entre mandados de segurança, agravos internos e termos circunstanciados.

ultimopleno2018 (7).jpgA Sessão Judicial julgou em bloco mandados de segurança impetrados por empregados públicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). No pedido comum pleiteavam pelo reconhecimento do direito de optar pelo ingresso nos quadros funcionais do Estado do Amapá, tendo como pressupostos os motivos descritos no art. 65-A da Constituição do Amapá. No mérito, pediam a confirmação da segurança.

ultimopleno2018 (9).jpgO artigo 65-A foi inserido na Constituição do Estado a partir da Emenda Constitucional 55/2017. No novo dispositivo fica previsto que, em caso de extinção, fusão, incorporação ou transferência de propriedade para iniciativa privada ou para a União Federal, de empresa pública ou sociedade de economia mista, que tenha sido constituída à época do extinto Território Federal do Amapá e que tenha passado a integrar o patrimônio do Estado do Amapá, o empregado que tenha ingressado mediante prévio concurso público no quadro de pessoal de qualquer das pessoas jurídicas elencadas, poderá, mediante opção, ser aproveitado no quadro de pessoal da administração pública estadual.

ultimopleno2018 (3).jpgO estado sustentou preliminarmente a tese de inconstitucionalidade da emenda 55/2017. A preliminar foi apreciada pelos desembargadores, que por maioria entenderam ser constitucional a emenda. Na análise de mérito do pedido, a Corte, também por maioria, concedeu a segurança, resguardando os direitos dos trabalhadores.

 

ultimopleno2018 (6).jpgAo final da sessão, em nome da Corte, o presidente em exercício e decano do TJAP, desembargador Gilberto Pinheiro, rendeu “agradecimentos a todos os magistrados, servidores efetivos e terceirizados, estagiários e voluntários que trabalham arduamente para que a Justiça do Amapá possa ser cada vez mais efetiva e célere”. O desembargador assegurou que os trabalhos seguirão em ritmo intenso em 2019.

Participaram das Sessões Judicial e Administrativa os desembargadores Gilberto Pinheiro (presidindo a sessão), Carmo Antônio de Souza (corregedor em exercício), Agostino Silvério Junior, Sueli Pini, Manoel Brito e Rommel Araújo, além do juiz convocado Ernesto Colares. O Ministério Público estadual foi representado pelo procurador de Justiça Nicolau Crispino.

- Macapá, 19 de dezembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD