Juizado da Violência Doméstica de Santana dá início ao projeto “LAÇOS”
A Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Santana, criada em onze de novembro de 2011, e que tem como titular a Juíza Michelle Costa Farias, elaborou em conjunto com a equipe de psicólogas da Unidade Judiciária o projeto denominado “LAÇOS”. Participaram do projeto as servidoras Jusele Matos e Alline Leite, Ruany Guidão e Gleice Barbosa. (VISUALIZAR FOTOS)
Segundo a Juíza Michelle Farias, o Projeto tem como objetivo organizar de forma clara o funcionamento do setor psicossocial, incluindo toda a sua estrutura, seus membros, atribuições, funções e os trabalhos desenvolvidos dentro do setor. Dentre os trabalhos desenvolvidos destacam-se o acompanhamento e monitoramento familiar e o grupo reflexivo de homens.
O acompanhamento e monitoramento familiar consistem no atendimento psicossocial das partes e familiares envolvidos em situação de conflito familiar muito intenso, quando este manifesta interesse em manter a relação, a fim de evitar a continuidade das situações de violência e a reincidência do agressor, tendo período determinado de atendimento. Já o grupo reflexivo de homens é um trabalho totalmente novo na Justiça do Amapá. Consiste na reunião periódica de homens apenados, em regime aberto. Reuniões estas voltadas para a conscientização e reflexão quanto ao fenômeno da violência doméstica, e consequentemente, a transformação destes agentes.
A magistrada ressalta que este serviço se baseou no Manual de Rotinas e Estruturação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com o objetivo de dar efetividade à Lei Maria da Penha.
Macapá, 05 de Julho de 2013
Texto: Cláudia Cavalcanti
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
- Detalhes
- Criado: Quinta, 04 Julho 2013 12:30