Desembargador Gilberto Pinheiro integra comitiva que recebe o embaixador de Luxemburgo no Amapá

embaixadortjap 1

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Gilberto Pinheiro, compôs a comitiva que recepcionou, na manhã desta sexta-feira (07), no Palácio do Setentrião, o embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Amapá, Carlo Krieger. Quem presidiu a comitiva foi o governador do estado, Waldez Góes, acompanhado pelo vice-governador eleito, Jaime Nunes, e pela diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria do Socorro Barroso Miranda Sousa.

embaixadortjap 13Em visita institucional por diversos estados brasileiros, o embaixador declarou grande interesse em conhecer as particularidades das diferentes regiões do país, como a cultura, os recursos naturais e as possibilidades econômicas para eventuais futuras parcerias. “Temos, Luxemburgo e o estado do Amapá, pelo menos três coisas em comum: a fronteira com a França; uma fortificação projetada pelo arquiteto francês Sebastién de La Preste; e um dos primeiros luxemburgueses a visitar o estado foi o monge jesuíta João Felipe Bettendorf, que ajudou a fundar Santarém (Pará) e morou por cerca de 30 anos na região. Era conhecedor das terras que hoje são o Amapá”, registrou o embaixador.

Ele ressaltou que 20% da população de Luxemburgo é originária de Portugal, devido a uma política de imigração incentivada. “Luxemburgo também é o terceiro país europeu a firmar parceria com o Brasil para que migrantes possam ter acesso à seguridade social quando se mudarem de um país para o outro, mantendo seu histórico e não necessitando recomeçar do zero quando trocarem de residência”, acrescentou. Outra parceria firmada entre os países diz respeito à desburocratização de transporte de cargas, o que motivou também esta aproximação para perceber oportunidades comerciais que possam aproximar os países.

embaixadortjap 6O desembargador Gilberto Pinheiro ressaltou a importância do posicionamento estratégico do Amapá. “Por sua proximidade relativa à Europa continental e a fronteira com a Guiana Francesa, que é território francês e parte da União Européia, há grande potencial para futuras parcerias”, garantiu.

“Inclusive, há vôos Paris-Caiena-Paris, que são domésticos, diariamente”, lembrou o magistrado, acrescentando que “com esta proximidade, os povos podem se beneficiar mutuamente – não só para tratar de cargas, mas também para fazer turismo”.

embaixadortjap 9O governador Waldez Góes ressaltou a Área de Livre Comércio do Amapá, com implementação da Zona Franca com o Selo Verde. “São produtos com composição majoritariamente de matéria prima animal, vegetal e mineral amapaense, com forte respeito pela exploração ambiental e socialmente sustentável”, esclareceu o governador.

A visita institucional durará três dias, nos quais o embaixador luxemburguês conhecerá alguns dos principais pontos turísticos, patrimônios arquitetônico-históricos e culturais, além da gastronomia amapaense.

Carlo Krieger é o primeiro embaixador do o Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, tendo sido nomeado em 1º de março de 2017. Com extensa atuação na área diplomática, já ocupou o mesmo cargo na Rússia e na China e foi chefe de missão da Embaixada Luxemburguesa nos Estados Unidos, Canadá e México.

Além da Embaixada no Brasil, localizada em Brasília, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com um Consulado Geral, em São Paulo, e outros três honorários, no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

- Macapá, 07 de dezembro de 2018 –

 

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD