EJAP e Comissão Sistêmica de Resolução de Conflitos do TJAP iniciam 1º Seminário de Constelações Familiares

semiconstelaartil (1).jpgTeve início na manhã desta quarta-feira, 29, o primeiro seminário “A Constelação Familiar Aplicada aos Conflitos de Família – Uma Ferramenta para a Construção de Soluções Pacíficas”, ministrado pelos juízes Marcus Quintas e Carlos Fernando Silva Ramos, e a consteladora Artilamar Quintas. O curso é promovido pela Escola Judicial do Amapá em cooperação com a Comissão Sistêmica de Resolução de Conflitos das Varas de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá. O evento prossegue até esta quinta-feira, 29.

semiconstelaartil (4).jpgTendo como público alvo magistrados, servidores da Justiça, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública que atuam nas varas de família, advogados e acadêmicos de Direito, o curso objetiva uma sensibilização para a utilização da técnica na resolução de conflitos judiciais. De acordo com o juiz titular da 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões, Carlos Fernando Silva Ramos, o seminário marca o inicio dos trabalhos da Comissão Sistêmica de Resolução de Conflitos das Varas de Família.

Segundo o magistrado a Comissão tem como objetivo, implantar as práticas das constelações familiares no sistema Judiciário amapaense. “Nossa meta com a instituição da Comissão é implantar esse método no Judiciário para ajudar a resolver aqueles conflitos mais difíceis, ou seja, é o ganho de uma ferramenta a mais e muito eficiente”, argumentou o juiz Carlos Fernando.

semiconstelaartil (10).jpgA criação da comissão considera o disposto na Resolução número 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o artigo 3º, § 3º do Código de Processo Civil, os quais estabelecem que os mecanismos de solução de conflitos sejam instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, reduzindo assim a judicialização dos conflitos de interesses.

Titular da 1ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões, primeiro juízo a aplicar as técnicas de Constelação Familiar nas audiências de família, o Juiz Marcus Vinicius Gouvêa Quintas acredita que a utilização do modelo agrega muitas vantagens para o Poder Judiciário e para todas as partes. “Desde 2016 realizamos a aplicação destas técnicas na 1ª Vara de Família, e através desse seminário buscamos expandir ainda mais esse novo olhar para as demais unidades do Poder Judiciário, mostrando como utilizar os métodos nos processos”, explicou.

semiconstelaartil (2).jpgA primeira parte do curso, ministrada pela oficiala de Justiça e consteladora, Artilamar Quintas, foi voltada para os conceitos sobre a Constelação Familiar, técnica criada pelo alemão Bert Hellinger. “Nós iniciamos o seminário com uma apresentação dos princípios basilares da Constelação Familiar, que são pertencimento, hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber, uma apresentação geral dos conceitos para adentrarmos posteriormente à sua aplicação no sistema de Justiça”, concluiu.

 

semiconstelaartil (6).jpgServidor da Vara Única de Porto Grande, José Pereira da Silva, observa no Seminário mais uma oportunidade de engrandecimento profissional e pessoal. “Já havia obtido um conhecimento prévio sobre esta técnica e utilizamos algumas delas na Comarca de Porto Grande, com este seminário viemos então aprofundar mais o conhecimento para ampliar nossa excelência no trabalho e ajudarmos a população”,

 

semiconstelaartil (14).jpg

A Constelação Familiar despertou o interesse do aluno do nono semestre do curso de Direito, Jean Ferreira. O acadêmico conta que pretende seguir carreira na advocacia utilizando as técnicas de constelação. “Estou na fase final do curso e tenho muito interesse de aplicar esta metodologia como advogado, pois é importante que os profissionais que atuem nesses processos sejam de família, ou qualquer outra área, tenham esse olhar diferenciado”, disse Jean.

- Macapá, 29 de setembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD