Comarca de Vitória do Jari condena réu por homicídio qualificado no Mês Nacional do Júri

VitJariJuri27112018 1Como parte do Mês Nacional do Júri, o titular da Vara Única da Comarca de Vitória do Jari, juiz Davi Schwab Kohls, presidiu o Tribunal do Júri que julgou, nesta terça-feira (27), a Ação Penal de Competência do Júri nº 0000 695-45.2009.8.03.0012. No caso, o réu, Manoel Tavares dos Santos, conhecido como “Manoel do Espicha”, foi condenado por homicídio triplamente qualificado. Apesar de intimado oficialmente, o réu não compareceu e, portanto, a prisão foi decretada e expedido o mandado de prisão.

VitJariJuri27112018 2A sentença ficou em 20 anos e cinco meses, em regime inicial fechado. A prisão preventiva, enquanto o processo não transita em julgado, também ficou decretada, pois, conforme o texto da sentença, "tal conduta, nesta pequena comunidade, põe em risco a ordem pública e a liberdade do réu representa evidente sensação de impunidade. Além disso, o réu não compareceu a esta sessão de julgamento, o que revela que há evidente risco a aplicação da lei penal".

O fato ocorreu no ano de 2003, na comunidade de Conceição do Muriacá, e a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público em 2009. Porém, o julgamento só ocorreu nesta data em 2018 em razão de o réu estar foragido. Segundo a denúncia do órgão ministerial, o crime aconteceu em um salão de festas, após um desentendimento. “Manoel do Espicha” foi condenado por desferir 28 golpes de terçado (facão) contra a vítima Waldicley da Conceição Flexa, de 17 anos, que morreu no local.

Mês Nacional do Júri
Segundo o juiz Kohls, “o Mês Nacional do Júri, como objetivo da Justiça, é importante porque traz à consciência da população a relevância que têm esses julgamentos. Além disso, enfatiza que o povo é o titular da jurisdição do crime doloso contra a vida”.

VitJariJuri27112018 3Entre os presentes na realização do Júri estavam estudantes do ensino médio da Escola Estadual Munguba do Jari. Na última sexta (23), eles assistiram à palestra “Tribunal do Júri”, proferida pelo juiz Davi Kohls também como parte da programação do Mês Nacional do Júri – ocasião em que o magistrado os convidou para participar deste e de outros julgamentos.

“Expliquei aos jovens sobre o Tribunal do Júri, porque futuramente eles poderão, quem sabe, compor o corpo de jurados”, ressaltou o magistrado.

 

- Macapá, 27 de novembro de 2018 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD