Juizado da Infância e Juventude de Macapá promove 4º Curso de Formação de Pretendentes à Adoção este ano

wellidonadocao 1Wellison Luis Silva e Sandra Souza, casados, são pais de três filhos biológicos e agora se encontram na fila para adoção. O casal integra o programa de apadrinhamento afetivo (quando pretendentes à adoção podem levar para seu convívio a criança, enquanto o processo tramita) e agora participa da edição do Curso de Pretendentes à Adoção, que foi realizado na sede da Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual, nos dias 22 e 23 de novembro.

wellidonadocao 14Servidor da Corregedoria do TJAP, Wellison explica que o interesse por adotar surgiu em Sandra. “A vontade foi externada por minha esposa que trabalha em uma empresa prestadora de serviço para um abrigo. Ela teve contato com uma criança, se interessou e comentou comigo. Decidimos pedir o apadrinhamento”, relatou. Para o serventuário, a oportunidade de participar do curso é o começo da construção de uma nova história para eles e para outros pais e crianças que querem uma nova família.

wellidonadocao 8O curso é organizado pelo Juizado da Infância e Juventude – Área Cível e Administrativa, e atende ao que estabelece a Lei nº 12.010 de 2009, que dispõe sobre adoção e prevê, obrigatoriamente, que a inscrição de postulantes seja precedida de curso de formação orientado por uma equipe técnica do Juizado, como explica a assistente social e servidora do TJAP, Valdirene de Fátima Quaresma. “O curso preparatório à adoção é obrigatório dentro do processo de adoção, pois nele os pretendentes vão ter noções sobre direitos da criança, trâmites legais da adoção, aspectos psicológicos e aspectos sociais que envolvem a adoção”, enfatizou.

wellidonadocao 7O viés psicossocial do curso foi ministrado por Dorismar Ferreira Magalhães, psicóloga do TJAP, que abordou no primeiro dia aspectos como a motivação pela qual se pretende adotar, os fatores emocionais, o vínculo afetivo e o convívio familiar. “Durante o curso surgem muitas dúvidas como, por exemplo, situações em que os futuros pais precisaram contar para a criança que ela é adotada ou como lidar com limites e até dúvidas sobre a educação”, esclareceu. Também ministrou no curso a servidora Cyranette Cardoso, assessora jurídica do Juizado da Infância, que aborda os aspectos legais da adoção.

Macapá, 23 de novembro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD