EJAP organiza seminário sobre Constelação Familiar aplicada aos conflitos de família

organizasemiconsteejap (4).jpgA Escola Judicial do Amapá (EJAP) realizará o primeiro seminário “A Constelação Familiar Aplicada aos Conflitos de Família – Uma Ferramenta para a Construção de Soluções Pacíficas”. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, na sede da escola, localizada no 2º andar do Ed. Office Araguari, av. Duque de Caxias, 1143, bairro Sta. Rita. Tem como público alvo magistrados, servidores da Justiça, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública que atuam nas varas de família, advogados e acadêmicos de Direito. Inscrições no SIG e site da EJAP.

organizasemi.jpgO evento foi abraçado pela EJAP a partir de uma sugestão apresentada pela Comissão Sistêmica de Resolução de Conflitos das Varas de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, constituída por meio da Portaria nº 54790/2018-GP-TJAP. A comissão é coordenada pelo juiz Marcus Vinícius Gouvea Quintas e foi instituída pelo presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, em 05 de julho de 2018.

“A criação desta comissão considera o disposto na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o art. 3º, § 3º do Código de Processo Civil, os quais estabelecem que os mecanismos de solução de conflitos são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, o que reduz a judicialização dos conflitos de interesses, a quantidade de recursos e execução de sentenças”, enfatizou o desembargador Carlos Tork.

O tema será desdobrado em palestras proferidas pelo juiz Carlos Fernando Silva Ramos, titular da 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá; juiz Marcus Vinícius Gouvea Quintas, titular da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, e Artilamar Quintas, oficiala de justiça da Central de Mandados da mesma comarca, além de consteladora.

organizasemiconsteejap (1).JPGNa manhã do dia 28.11 os palestrantes abordarão a temática sob uma ótica introdutória. Artilamar Quintas abre o evento, às 08 horas falando sobre “As Constelações Familiares Sistêmicas e suas Diretrizes Fundamentais”. Logo após o coffe-break, às 10h30, o juiz Marcus Quintas abordará o tema “A Constelação Sistêmica Familiar no Poder Judiciário”. Às 11h30, Artilamar retorna como facilitadora da dinâmica “Constelação Familiar em Caso Concreto”.

organizasemiconsteejap (3).jpgNo dia 29.11 o evento terá início às 09 horas com a palestra “Aplicando a Abordagem Sistêmica nas Audiências de Conciliação das Varas de Família”, tendo como palestrante o juiz Carlos Fernando Silva Ramos. Após o coffe-break, às 10h30, o juiz Carlos Fernando retorna para facilitar a dinâmica “Constelação Familiar em Caso Concreto” e, logo depois, às 12 horas, haverá o encerramento do seminário.

 

organizasemiconsteejap (2).jpg“Nas ações de família, todos os esforços devem ser empreendidos para a solução consensual das controvérsias. Para isso é determinante que os magistrados disponham auxílio de profissionais de outras áreas de conhecimento, devidamente capacitados, para promoção da mediação e da conciliação”, explicou o juiz Marcus Quintas.

De acordo com o juiz Carlos Fernando, “a prática da Constelação Sistêmica é um método que permite observar as dinâmicas ocultas das relações de forma breve e vivencial, revelando a dinâmica por trás do conflito, possibilitando a real percepção do problema e identificando quais atitudes facilitam a mudança e a harmonia familiar e comunitária”.

Artilamar Quintas explica que a “Constelação Sistêmica constitui ferramenta que já vem sendo utilizada amplamente no Poder Judiciário nacional, inclusive pelo Tribunal de Justiça do Amapá, sobretudo nas varas de família”. De acordo com a consteladora, “a utilização dos métodos consensuais de resolução de conflitos pela magistratura, promove a pacificação das relações pessoais, interpessoais, familiares, conjugais, parentais, a inclusão e a restauração dos vínculos familiares”.

- Macapá, 23 de novembro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD