Curso Prático Vivencial em Justiça Restaurativa Módulo 2 inicia na próxima segunda-feira

ORGANIZAJUSTIREST 1A Escola Judicial do Amapá (EJAP) realizará o Curso Prático Vivencial em Justiça Restaurativa Módulo 2, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, de 8h00 às 13h30, na sede da EJAP. A capacitação terá como ministrantes a juíza Nelba de Souza Siqueira Almeida, titular na 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central na Comarca de Macapá, e as servidoras do Tribunal de Justiça do Amapá, Ângela Martins e Lucineide Santos. Outras informações é só acessar o site da EJAP.   

 

restaurajuizasser 2O objetivo principal é promover a capacitação de servidores e magistrados em práticas restaurativas no âmbito do Poder Judiciário, com vistas à resolução pacífica de conflitos e aprimoramento dos atendimentos jurisdicionais. Serão 20 horas/aula de repasse de novos conhecimentos na área.  “Pretendemos repassar técnicas usadas pelas práticas restaurativas para aplicação nos processos e atendimentos feitos pelo judiciário”, declarou a juíza Nelba de Souza Siqueira Almeida.

ORGANIZAJUSTIRESTANGELA 4“Durante o curso, vários temas serão abordados como: Comunicação não violenta, procedimentos informais da justiça restaurativa, pré-circulo, vivência de círculos conflitivos e construção de roteiros de círculos de diálogo”, ressaltou Ângela Martins.  

O público-alvo deste módulo são os servidores do Poder Judiciário e demais colaboradores do sistema de Justiça. O Curso Prático Vivencial em Justiça Restaurativa acontece conforme preconiza a resolução nº 225 do CNJ, considerando a introdução de uma nova perceptiva para a resolução de conflitos que vai além dos procedimentos meramente punitivos e sancionadores, mas enfatiza a mudança deste paradigma como ponto inicial.

ORGANIZAJUSTIRESTNEIDE 3“No âmbito do Poder Judiciário o caráter transformador das práticas restaurativas é baseado no exercício da comunicação não violenta, na cultura para a paz e resolução de conflitos”, afirmou Lucineide Santos.

As ministrantes possuem currículo extenso. A juíza Nelba de Souza Siqueira Almeida é bacharel também em serviço social e facilitadora de círculos restaurativos. A servidora Ângela do Socorro Paiva Martins é lotada no Juizado da Infância e Juventude - área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá, pedagoga/especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos, instrutora e facilitadora de círculos restaurativos. Lucineide de Nazaré Lima Santos é coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Santana, assistente social/especialista em saúde pública, instrutora e facilitadora de círculos restaurativos.                

 

- Macapá, 22 de novembro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD